Colação de Grau do semestre 2022.2 marca a formatura de 40 novos profissionais do CCBSA

21 de dezembro de 2022

Com uma cerimônia marcada por mensagens de humildade, ética, esperança, empatia, afeto e sensibilidade, foi realizada, na manhã desta terça-feira (20), a cerimônia de Colação de Grau das turmas concluintes do período letivo 2022.2 do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Compuseram a mesa de honra a vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca; o pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão; o póo-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime; o diretor do CCBSA, professor Cleber Salimon; a coordenadora do curso de Arquivologia, professora Eliete Correia dos Santos; a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Brigida Lucena; o coordenador do curso de Relações Internacionais, professor Filipe Reis; a coordenadora do polo de Educação a Distância, professora Suely Mesquita; e a paraninfa das turmas concluintes, professora Andrea Xavier.

Na oportunidade, a formanda Nara Riana Medeiros Dantas do curso de Relações Internacionais foi a juramentista. Já a oradora das turmas concluintes foi a formanda do curso de Relações Internacionais, Tayná, Soares de Mendonça. Ela relembrou os desafios encontrados no percurso dos concluintes, a importância do momento de conclusão do curso de graduação não apenas do ponto de vista profissional, mas, para formação de cada pessoa, e evidenciou a relevância das universidades públicas para a sociedade.

“A universidade pública permanece sendo a melhor escolha que nos permite contribuir através de pesquisa, ensino e extensão para a sociedade (…) existe lugar para o ensino público de qualidade no Brasil e de alguma forma somos a prova concreta dessa realidade. Você é um profissional capaz de modificar cenários dentro dos seus respectivos cursos – pesquisando a respeito da microbiologia, traçando novas políticas públicas, trabalhando com a restauração de textos históricos – portanto, não permita que as adversidades façam com que esse diploma se torne apenas um memorial”, declara a oradora.

Recepcionada por uma comissão de honra, formada pelos concluintes Aline Araújo (Arquivologia), Aline Tavares (Ciências Biológicas) e Vinicius Brainer (Relações Internacionais), a paraninfa das turmas concluintes, professora Andrea Xavier, que é psicóloga e doutora em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Gaduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), discorreu sobre a importância da rede de apoio e afeto para que cada concluinte conseguisse alcançar êxito em sua trajetória, ao mesmo tempo em que relembrou suas próprias vivências e lições que a vida e a família ensinaram-lhe.

“Parte significativa de quem sou é decorrente do amor e dedicação dos meus pais e eu dedico essa homenagem à minha mãe. Ela nunca deixará de ser minha inspiração e um de seus ensinamentos que compartilho com vocês é: busque ser feliz e que sua luz não ofusque a dos outros, mas, sirva de guia para iluminá-los. (…) Agora é hora de olhar pra frente levando saudades dos detalhes vividos, das amizades, as marcas das pessoas que os inspiraram. E lembrem-se, assim como bem disse Aristóteles: ‘Onde cruzam suas paixões e talentos com as necessidades do mundo, aí estará o seu lugar’, então, além das competências técnicas, vocês possuem habilidades humanas e sociais. Então se permitam aprender, ressignificar suas vidas, agir com humildade, ética, sensibilidade e zelo pelas pessoas”, aconselha a paraninfa.

O pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, pontuou que a cerimônia de colação de grau das turmas concluintes é um dia de celebração e esperança. Celebração, como algo que está ancorado no sonho do passado, e esperança que, na teimosia e no projeto de futuro, enraíza seus motivos. O docente enfatiza que o evento é uma oportunidade de prestação de contas da UEPB e para evidenciar o papel das universidades públicas na sociedade.

Já vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, lembrou da emoção desse momento para renovar as forças, superar as dificuldades e sentir prazer dos momentos bons. A docente aproveitou a oportunidade para fazer um balanço das ações empreendidas pela UEPB no contexto social, e destacou a conexão entre os discursos dos oradores que apresentaram mensagens durante a solenidade.

“Essa Universidade tem ações de inclusão social, fortalecimento de direitos humanos, enfrentamento às violências de gênero e o respeito ao segmento LGBTQIAP+, dentre elas: o direito ao uso do nome social na documentação, apoio às ações de desestruturação do patriarcado com iniciativas como a reserva de 50% dos cargos de gerência para mulheres e a criação do observatório Briggida Lourenço, cuidaremos de sua memória. Além disso temos uma política de cotas para estudantes de escolas públicas, população negra, indígenas, quilombolas, pessoas trans e com deficiência, que pretendemos ampliar. Enfim, desejo uma vida profissional, com êxito, com altivez. E encerro utilizando os versos de Guimarães Rosa que diz: ‘o correr da vida embrulha tudo, esquenta, esfria, aperta, depois afrouxa, sossega e depois desinquieta, o que ela quer da gente é coragem’. Coragem!”, declara a vice-reitora.

A cerimônia formou 40 novos profissionais de Administração Pública, Arquivologia, Ciências Biológicas, Geografia, Relações Internacionais. Na ocasião, os formandos Jarmoniele Pereira (Administração Pública), Nayara Leite Silva (Arquivologia), Thamires Araújo de Pontes (Ciências Biológicas), Bruno Rodrigues Cabral (Geografia) e Maria Eduarda Angeiras (Relações Internacionais), colaram grau representando os demais concluintes.

Texto: Juliana Marques
Fotos: Paizinha Lemos