Colação de Grau do semestre 2024.2 do Centro de Humanidades festeja conquista de estudantes e familiares
Em um final de tarde deslumbrante, as margens de um lago natural na Maison Laguna, em Guarabira, 131 formandos(as) dos cursos de Direito, Geografia, História, Letras e Pedagogia do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizaram o sonho da conclusão do ensino superior. Um momento bastante festejado por concluintes, familiares e amigos daqueles(as) que nos últimos anos se doaram à formação profissional, mas que agora partem para o mercado de trabalho.
A solenidade de Colação de Grau do semestre letivo 2024.2 foi realizada na tarde/noite desta quarta-feira (18), e foi motivo de festa para quem acredita que a educação é capaz de transformar a vida das pessoas. A mesa solene foi presidida pela vice-reitora da Instituição, professora Ivonildes Fonseca, que desde o início do ato parabenizou os(as) formandos pela conquista pessoal e familiar.
O juramento prestado por todos(as) os concluintes foi feito por Adriana Silva Cardoso Pereira, do curso de Pedagogia. Logo em seguida, o orador oficial das turmas, Jardiel Sousa Silva, do curso de Letras (Português), tentou representar em palavras grande parte dos sentimentos vividos por ele e por seus(suas) colegas nos últimos anos. Sem esquecer do papel fundamental dos familiares durante esse percurso, o jovem lembrou da superação do período da pandemia, como também dos desafios da vida acadêmica.
“A UEPB foi mais do que um espaço de aprendizado. Aprendemos que sonhar é necessário, mas lutar pelos sonhos é imprescindível. Chegar até esse momento não foi fácil, houve noites em claro, momentos de dúvida e até vontade de desistir. No entanto, nunca estivemos sozinhos. Aos professores(as) nosso sincero agradecimento. Aos nossos familiares e amigos, que nos apoiaram em cada etapa, nossa eterna gratidão”, disse.
Dando prosseguimento à solenidade, foi a vez do paraninfo oficial das turmas concluintes do CH, Antônio Roberto de Sousa Paulino, agradecer a homenagem e desejar um futuro brilhante para os(as) formandos(as). Ele, que é ex-prefeito de Guarabira e ex-governador do Estado da Paraíba, dentre outros cargos políticos paraibanos, lembrou que sua trajetória se confunde com a do Centro de Humanidades. Encorajou os(as) concluintes a seguirem o caminho que escolheram e reforçou sua vontade de continuar contribuindo com a Instituição.
“Não tenho palavras para agradecer a todos. Aos(as) professores(as), a Reitoria da UEPB e principalmente aos(as) estudantes que aprovaram meu nome como paraninfo das turmas. Fiquei muito feliz com a homenagem. Nós temos uma história com a UEPB, uma história que vem há mais de 50 anos, como aluno, diretor e tudo isso nós construímos com amor, dificuldades e alegrias. E hoje aqui estou diante dessa turma em um momento para mim especial, ímpar que não vou esquecer. O que eu fiz pela UEPB ao longo do tempo, fiz porque vocês merecem, porque o Câmpus merece, dei um pouco de mim para a UEPB ser o que é hoje, uma instituição com serviços prestados à Guarabira e à Paraíba. Eu só peço a vocês uma coisa: onde vocês chegarem, não esqueçam de Guarabira, da UEPB e dos(as) professores(as) que lhes deram tanto”, disse Roberto Paulino.
A pró-reitora de Graduação, Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha, também prestou sua homenagem aos(as) formandos(as) do Centro de Humanidades. Pautada em um discurso de reflexão sobre o uso da tecnologia para o desenvolvimento da humanidade, a professora alertou sobre os números assustadores das guerras atuais, como também destacou como a ciência tem a força de mudar a vida das pessoas. Ela reforçou o convite para que todos(as) sigam trilhando o caminho do conhecimento e voltem à UEPB para dar prosseguimento à carreira.
“Vocês, que estão concluindo este curso, têm um futuro muito promissor à frente. E convidamo-los a voltarem à UEPB para cursarem um pós-graduação latu senso ou stricto sensu, solidificando o conhecimento construído até aqui. Avançamos muito na ciência, mas ainda carece que avancemos no fazer escola, no fazer educação, bem como em humanidade. Precisamos educar com empatia, com respeito, com responsabilidade e sensibilidade, para com o outro e para o meio em que vivemos. Precisamos educar para provermos um mundo melhor para nós e para os nossos. Digo novamente, educar com empatia, respeito, responsabilidade, sensibilidade”, afirmou.
O momento mais aguardado da noite foi a conferência do grau acadêmico. A primeira turma foi a dos(as) formandos(as) do curso de Direito. A coordenadora Luciana Maria Moreira Souto de Oliveira colou o grau a Camila Maria Lopes Ferreira, em nome dos(as) demais formandos(as). Em seguida foi a vez do curso de Geografia. O chefe de Departamento Belarmino Mariano Neto foi o encarregado a conferir o grau a Keylla de Fátima da Silva, que na oportunidade representou os(as) demais integrantes da turma.
Já os(as) formandos(as) do curso de História receberam o grau por meio da coordenadora do curso, professora Susel Oliveira da Rosa, que conferiu o ato a Maria Calra Firmino Duarte. Logo depois, o coordenador dos cursos de Letras (Português) e Letras (Inglês), professor Juarez Nogueira Lins conferiu o grau acadêmico a Evelyn dos Santos e Joyce Rodrigues Nunes Amarante, representantes dos seus cursos, respectivamente.
Por fim, a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Débora Regina Fernandes Benício, conferiu o grau a Clariana Leite de Queiroz, representante dos(as) seus(suas) colegas formandos(as).
Para encerrar a solenidade de Colação de Grau 2024.2 a vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, destacou a felicidade de em mais um semestre o Centro de Humanidades entregar à sociedade agora 131 novos profissionais das áreas de Direito, Geografia, História, Letras e Pedagogia. Segundo ela enumerou em algumas perguntas, quem apresentará o mundo as suas normas sociais e seus valores e contribuirá com as famílias para o desenvolvimento e crescimento de crianças felizes são os(as) formados nesta solenidade.
“Cada uma pessoa que sairá de curso de Pedagogia, Direito, História, Geografia e Letras será profissional da resistência ao extremo valor que está sendo dado as máquinas e a descrença e enfraquecimento das ciências humanas. Resistam sendo profissionais dedicados e dedicadas, exijam respeito as profissões de vocês, exijam respeito as identidades que vocês carregam. Finalizem essa parte da vida de vocês na UEPB de cabeça erguida e com repertório”, destacou a vice-reitora Ivonildes Fonseca.
Esta solenidade de Colação de Grau 2024.2 do CH também contou com a participação da diretora do CH, professora Maria de Fátima Souza Aquino; e o major Jarbas, que na oportunidade representou o coronel Sival, comandante do 4º Batalhão de Guarabira. Já no começo da noite o evento foi encerrado em clima festivo em celebração aos(as) novos(as) profissionais formados pelo Câmpus III.
Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos
Você precisa fazer login para comentar.