Colação de Grau Extraordinária do semestre letivo 2022.2 coloca mais 250 profissionais no mercado de trabalho

31 de março de 2023

Foi uma caminhada longa. O sonho de conquistar um diploma de curso superior demorou, mas foi realizado. E agora o desafio é buscar a formação continuada e encarar o mercado de trabalho. Para 90 formandos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) a jornada na graduação terminou, mas para uma nova caminhada ter continuidade.

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), realizou na manhã desta sexta-feira (31), a solenidade de Colação de Grau Extraordinária do semestre letivo de 2022/2. A solenidade, presidida pelo pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão da Silva, com a participação da pró-reitora adjunta, professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha, foi realizada no auditório do Departamento de Psicologia, no Cãmpu I. Devido a grande quantidade de estudantes que colaram grau, a solenidade foi realizada de forma híbrida.

Ao todo, 250 graduandos colaram grau, sendo 100 de forma presencial e 250 de forma remota, dos cursos oferecidos pelo Centro de Ciências Biológicas da Saúde (CCBS), Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Centro de Educação (Ceduc), Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Centro de Ciências Jurídica (CCJ), todos dos Câmpus I, em Campina Grande; do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), Câmpus II, em Lagoa Seca; do Centro de Humanidades (CH), Câmpus III, em Guarabira; do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) Câmpus V, em João Pessoa; Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), Câmpus VII, em Patos; do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE), Câmpus VI, em Monteiro; e do Centro de Ciências Tecnologia e Saúde (CCTS) do Câmpus VIII, em Araruna; além da Educação a Distância (EaD).

Foto especial para eternizar, uso da beca, juramento e a esperada Conferência do Grau Acadêmico. O momento foi especial. A formanda Stefhane Bezerra Nunes, do curso de Serviço Social, foi a responsável por fazer o juramento, tendo as suas palavras sido repetidas pelos demais de forma presencial e na sala virtual aberta pela PROGRAD.

Um dos momentos aguardados pelos formandos foi a cerimônia de Conferência do Grau Acadêmico. O formando Kelvem Vieira Melo, do curso de Licenciatura em Geografia, colou grau em nome da turma, conferido pela professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha.

Representante da reitora Celia Regina Diniz na solenidade, professor Eli Brandão fez um discurso emocionado. Emocionante foi o discurso do professor Eli Brandão. Ele iniciou a sua fala parabenizando os formandos pela conquista e destacou a força e o papel significante que a UEPB desenvolve em favor do povo da Paraíba. Ele enfatizou que a UEPB é uma Instituição que prima pela qualidade e como toda Universidade ela é o começo de uma caminhada. O professor recordou que a solenidade de Colação de Grau é um rito de passagem, e ao mesmo tempo o começo de uma nova caminhada, visto que ao tempo em que se finda o ciclo de formação, se abrem novos ciclos, como o de trabalho e a da formação continuada.

Ainda em seu discurso, o pró-reitor destacou que a UEPB, mantida pelos impostos do povo paraibano, é uma universidade inclusiva. Prova disso é que cerca de 70 % dos estudantes da Instituição são egressos de escolas públicas. E sobre tudo, uma universidade paraibana, visto que 90% dos estudantes que concluíram a graduação são oriundos de escolas públicas da Paraíba.

O pró-reitor concluiu a sua fala com um verso de Geraldo Vandré, que enaltece a esperança no sentido de esperançar e partir para a ação, fazendo a “hora acontecer”. “Que sejam todos felizes na profissão que escolheram e bem-sucedidos no caminho que está pela frente. Prossigam no processo de aprender e reaprender. Nunca deixem de ter esperança, de plantar e regar sementes. Multipliquem e compartilhem os saberes construídos. Construam novas histórias cheias de poesia, de paixão e de esperança. Honrem a UEPB. A luta por um mundo mais justo e solidário continua”, parabenizou.

Após a solenidade, os graduados assinaram o livro de ata já na condição de novos profissionais.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos