Colações de Grau do semestre 2024.1 têm início com conclusão de 40 novos profissionais do CCHE

Colações de Grau do semestre 2024.1 têm início com conclusão de 40 novos profissionais do CCHE
23 de julho de 2024

Uma tarde inesquecível e que ficará para a posteridade na mente e nos corações de 40 formandos do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus VI, localizado na cidade de Monteiro, no Cariri paraibano. Após percorrer toda uma jornada acadêmica e enfrentar inúmeros desafios, os(as) concluintes do período 2024.1, enfim, colaram o grau acadêmico.

A solenidade aconteceu na tarde desta segunda-feira (22), na casa de Recepções Irlan Festdecor, e entregou à sociedade devidamente formados os(as)novos(as) profissionais em quatro áreas do conhecimento, sendo 11 do curso de Ciências Contábeis, 15 da Licenciatura em Letras (Português), seis de Licenciatura de Letras (Espanhol), além de oito da Licenciatura em Matemática. A assembleia solene, presidida pela reitora Celia Regina Diniz, marcou o início da maratona de colações de grau da UEPB neste semestre.

A formanda Débora Helloysa Florêncio da Silva Passos, do curso de Matemática, teve a missão de prestar juramento. As palavras da concluinte foram repetidas pelos(as) demais devidamente vestidos com a beca preta com os braços estendidos. Em clima de conclusão de curso, Ana Angélica da Costa, formanda do curso de Letras em (Português), recebeu a incumbência de proferir o discurso em nome das turmas. A oradora agradeceu a Deus, aos familiares, professores e amigos pela conquista.

Ao longo da sua fala, ela fez um breve resumo da trajetória dos(as) formandos(as) ao longo da jornada acadêmica. A oradora destacou os desafios da jornada que foram vendidos graças aos familiares e professores, inclusive a dura travessia da pandemia da covid-19. Em sentimento de nostalgia, ela destacou os principais momentos vivenciados durante a graduação, que se tornaram os melhores dias da vida de todos.

Após a fala da oradora, as atenções se voltaram para o discurso da paraninfa geral das turmas concluintes, a professora Josefa Adriana Gregório de Souza. Emocionada, ela agradeceu pela homenagem e disse que enquanto professora por quase 13 anos no CCHE, teve a alegria de reencontrar alguns ex-alunos e testemunhar a conquista da turma. Disse que foi uma honra saber que em algum momento foi “porto seguro”.

A professora Josefa lembrou que a exemplo dos(as) formandos(as), ela também é fruto do Câmpus VI, e prestou uma homenagem aos professores. A homenageada também fez menção às batalhas enfrentadas pelos(as) concluintes, ao longo da árdua jornada acadêmica. Ela encerrou o discurso destacando o valor e o significativo da conquista do grau acadêmico dos(as) novos(as) licenciados e bacharéis.

O sentimento de regozijo e conquista que marca uma solenidade como esta, também foi transmitido no discurso da pró-reitora de Graduação, professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha. Antes de iniciar a sua fala, ela solicitou a todos um minuto de silêncio em memória de Maria Vitória, vítima de feminicídio na cidade de Monteiro. Em seu discurso ela destacou a jornada dos(as) formandos(as) que durante a formação superior conseguiram vencer vários desafios e lembrou que a solenidade foi a 1ª solenidade da UEPB neste semestre.

“Hoje a Universidade Estadual da Paraíba regozija-se por entregar à sociedade cerca de 1000 profissionais, que significa o cumprimento de nossa função enquanto instituição de ensino superior pública, gratuita e de qualidade”, destacou, enfatizando que o recebimento do diploma de graduação reflete o esforço de cada formando(a) e, reflete nos esforços de suas famílias, mais especificamente, mães e pais que se dedicaram muito bravamente para ver vocês chegarem aqui, neste momento de colação de grau.

“São famílias que, por vezes, tem neste momento a primeira pessoa a concluir o ensino superior e isso significa muito. Significa quebra de paradigmas, significa furar o cerco social, significa quebrar barreiras e, principalmente, ressignifica sonhos e desejos daqueles próximos a vocês. Significa que podem chegar a uma universidade pública, de qualidade e totalmente gratuita “, enfatizou.

Um dos momentos mais esperados pelos formandos e formandas e que marca a passagem de graduandos para graduados, foi a cerimônia de conferência do grau acadêmico. Este momento foi marcado por bastante emoção. A cerimônia começou pelo curso de Ciência Contábeis. O grau acadêmico foi recebido pela concluinte Janaína Sinézio da Silva, conferido pelo professor José Hilton Santos Aguiar, coordenador do curso.

Na sequência, colaram grau os formandos do curso de Licenciatura em Letras (Espanhol). Colou grau em nome da turma a formanda Wilma Janiele da Silva, conferido pela professora Maria da Conceição Almeida Teixeira, coordenadora do curso, que também concedeu o grau aos(as) formandos(as) em Licenciatura em Letras (Português), que teve como representante da turma a estudante Amanda Alcântara da Silva

Por fim, colaram grau os(as) formandos(as) do curso de Matemática. Helaine da Silva Viana Soares, recebeu o grau acadêmico em nome da turma, conferido pela coordenadora do curso, a professora Ana Emília Victor Coutinho.

Com as turmas devidamente formadas e prontas para encararem o mercado de trabalho, foi a vez da reitora Celia Regina Diniz proferir o seu discurso. Ela começou sua fala destacando que o dia era de alegria e celebração pela conquista. Segundo a reitora, muitos foram os obstáculos enfrentados pelos(as) formandos(as) ao longo da jornada, mas todos(as) persistiram. Perseverança, força de vontade, resiliência, e competência, marcaram a trajetória dos novos profissionais, conforme destacou a reitora.

Celia Regina destacou a importância da UEPB como uma Instituição pública e de qualidade do Ensino Superior, que desenvolve um papel fundamental na promoção do conhecimento, na pesquisa e na inclusão social. “A nossa Instituição tem se empenhado para formar não apenas excelentes profissionais, mas também, pessoas conscientes de seu papel na sociedade. Ao receberem seus diplomas lembrem-se que a educação que receberam é uma poderosa ferramenta de transformação”, observou.

Ela encerrou o discurso em clima de poesia, cantando parte da canção “Tocando em Frente”, de Renato Teixeira e Almir Sater, sendo acompanhada pelos demais professores e os novos profissionais. Também participou da solenidade o diretor do Centro de Ciências Humanas e Exatas, professor José Luiz Cavalcante. Em seguida, a solenidade de Colação de Grau do CCHE foi encerrada com uma grande salva de palmas.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos