Comissão abre período de inscrições para voluntários do 19º Festival Audiovisual Comunicurtas UEPB
A Comissão Organizadora do 19º Festival de Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB abriu inscrições para os(as) estudantes interessados(as) em atuar como voluntários(as) no festival. Para isso, basta acessar este link até 8 de novembro e confirmar a inscrição. O(A) interessado(a) deve preencher o formulário e inserir informações como nome, CPF, RG, e-mail, instituição vinculada e equipe que gostaria de trabalhar durante o evento.
Como grande laboratório pedagógico, o Festival possibilita aos(as) estudantes da UEPB, principalmente do curso de Jornalismo, conhecerem e vivenciarem na prática os bastidores e cobertura de um festival. A perspectiva é que este ano mais de 150 estudantes se inscrevam. O coordenador do Festival e coordenador de Comunicação da Universidade Estadual da Paraíba, o jornalista Hipólito Lucena, destacou a importância do trabalho a ser realizado pelos(as) voluntários(as) durante mais uma edição do Comunicurtas.
Ele lembrou que os(as) estudantes selecionados vão atuar nas áreas de cerimonial, oficinas, mesa-redonda, debate, técnica, júri, logística, que organiza o fluxo de informações, materiais e pessoas, bem como planejar a produção, alimentação e transporte, além da de comunicação, que é responsável por várias demandas como criar identidade visual gráfico ou animado, vinhetas, cobertura fotográfica/vídeo, assessoria de imprensa, transmissão on-line, rede social, entre outras funções.
A 19ª edição e do Festival Audiovisual acontecerá entre os dias 19 e 24 de novembro, no Cine Teatro do SESC e este ano tem como tema “Imagem-cidade-movimento”. Conforme explicou o coordenador geral do festival, este ano, a temática celebra a cidade e as manifestações de resistência cultural e social construídas comunitariamente na urbe.
“Percebendo em perspectiva a potencialidade do fazer arte em conjunto, do fazer cinema em comunidade. Prospecta a imagem-movimento como retrato, matéria, registro, memória, vivência, experiência, realidade. Apontamos como saída o cinema que ocupa as ruas dos centros urbanos, os bairros, periferias e interiores, transformando o movimento urbano em lazer, atividade de ocupação e de restauração da cidade. Nesse encontro de pensamentos e parcerias, compomos com as artes cênicas e as artes visuais em espetáculos, exposições e feiras”, explicou.
O Comunicurtas UEPB é um festival que serve de vitrine para os amantes da sétima arte, e fomenta debates sobre o mundo audiovisual, com atividades gratuitas a exemplo de palestras, workshops, debates e oficinas. O Festival consiste na difusão e exibição de filmes e vídeos de curta e longa-metragem locais, regionais, nacionais e internacionais, das áreas de cinema, jornalismo e publicidade.
As produções inscritas na edição 2024 do Comunicurtas UEPB concorrerão nas mostras: Mostra Tropeiros da Borborema; Mostra Brasil; Mostra Estalo; Mostra Tropeiros de Telejornalismo; Mostra Som da Serra; Mostra Tropiqueers; e Mostra Território e Liberdade. A Mostra Cine Teia é a mostra não competitiva que irá exibir produções de Pontos e Pontões e Cultura de todas as regiões brasileiras.
A 19ª edição do Festival Comuicurtas UEPB é uma realização da Universidade Estadual da Paraíba, em parceria com a Ypuarana Cultural e patrocínio da CAGEPA, Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Paraíba e Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo.
Texto: Severino Lopes