Comissão de Direito e Bem-Estar Animal planeja ações sobre manejo comunitário no Câmpus III

10 de outubro de 2025

A Comissão de Direito e Bem-Estar Animal (CDBEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, na quinta-feira (9), uma reunião com a Direção do Câmpus III, em Guarabira, para discutir a situação dos cães e gatos comunitários que vivem nas dependências do Centro de Humanidades (CH).

O encontro contou com a presença da diretora, professora Maria de Fátima de Souza Aquino; da representante da CDBEA em Guarabira, Luciana Nascimento; além das representantes da Comissão do Câmpus I, a coordenadora Luciana Medeiros, Iris Barreto, Juliana Beserra e Carolina Cavalcanti Bezerra. Também participaram do encontro os estudantes do projeto de extensão coordenado pela professora Luciana Nascimento e a técnica administrativa Aldiany Luna.

Antes da reunião, foi realizada uma visita às dependências do Câmpus, com o objetivo de conhecer de perto as áreas onde os animais vivem ou costumam permanecer durante o dia e as condições de abrigo e alimentação atualmente fornecidas pela comunidade acadêmica. A coordenação da CDBEA ouviu as demandas do Câmpus relacionadas ao manejo de cães e gatos que precisam de castrações, e a promoção de uma convivência harmoniosa com a comunidade acadêmica.

Também foram discutidas preocupações quanto ao abandono de animais e à situação das comunidades mais vulneráveis ao entorno do Centro de Humanidades, onde há uma grande população de animais sem acesso aos cuidados básicos, como também a questão do descontrole populacional. Após a realização do levantamento populacional e diante dessa preocupação, o vereador Ramon Menezes, que foi convidado a participar da reunião, comprometeu-se a trazer o Castramóvel, do Programa Paraíba Pet, para viabilizar a castração de todos os animais do Câmpus de Guarabira.

Os Castramóveis são veículos adaptados, como trailers ou micro-ônibus, que circulam pelos municípios para realizar o procedimento de forma gratuita, com o objetivo de controlar a população de animais e prevenir doenças e zoonoses. Outros encaminhamentos também foram deliberados, como a realização de ações em parceria com a própria prefeitura do município de Guarabira, por meio do parlamentar, como a realização de uma audiência pública que trate da causa animal.

Fotos: Divulgação