Comissão de Direito e Bem-Estar Animal realiza ações na campanha do Dezembro Verde
Nesta quinta-feira (5), às 9h, na Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, a Comissão de Direito e Bem-Estar Animal (CDBEA) da Instituição, realiza a abertura da campanha do Dezembro Verde, que busca conscientizar toda a sociedade sobre o combate ao abandono e maus-tratos de animais.
A Lei Municipal 7.145/2018 institui o Dezembro Verde na cidade de Campina Grande, mês dedicado à realização de ações educativas e de reflexão sobre o abandono de animais. Segundo a coordenação da CDBEA, a UEPB não podia deixar de contribuir com a sociedade paraibana, levando informações de cunho educacional que fomentam a proteção e os direitos dos animais.
Campanha
Dezembro Verde é uma iniciativa de conscientização sobre o abandono de animais, um problema grave que afeta milhões de cães e gatos no Brasil e no mundo. O mês de dezembro foi escolhido porque o abandono tende a aumentar nesta época, devido às férias e às festas de fim de ano, quando muitas pessoas viajam e deixam de lado a responsabilidade pelos animais.
A campanha tem o objetivo de conscientizar sobre o abandono, informar que abandonar animais é uma forma de maus-tratos, o que constitui crime ambiental no Brasil, conforme a Lei nº 9.605/98. Procura também estimular a tutoria responsável, promover a reflexão sobre a adoção consciente, os cuidados necessários e o compromisso vitalício que um animal exige, assim como mobilizar a sociedade e incentivar denúncias de abandono e maus-tratos. A cor verde simboliza a esperança de que atitudes responsáveis e empáticas podem reduzir o abandono e melhorar a qualidade de vida dos animais.
O Dia Internacional dos Direitos Animais também acontece em dezembro, no dia 10, desde 1998, criado por uma organização não governamental inglesa. A data é uma alusão à ratificação da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 da Organização de Nações Unidas ONU e visa chamar atenção para a necessidade de inclusão de todos os animais como sujeitos morais, de direito, capazes de sentir e sofrer.
Texto: Juliana Rosas