Comissão Permanente de Concursos aplica provas da seleção de gestores da Secretaria de Educação da Paraíba

18 de junho de 2024

A Comissão Permanente de Concursos (CPCon) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aplicou, neste domingo (16), as provas da Seleção Pública para a composição de banco de gestores da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba. O processo seletivo contou com a participação de 1.336 candidatos(as) que realizaram o processo seletivo, simultaneamente, nas cidades de João Pessoa, Guarabira, Itabaiana, Cajazeiras, Mamanguape, Campina Grande, Patos, Sousa, Pombal, Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Catolé do Rocha e Cuité, todas sedes das Gerência Regionais de Ensino da Paraíba.

Nas cidades onde há Câmpus da UEPB, João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Patos, Monteiro, Guarabira, Catolé do Rocha, as provas foram aplicadas nos próprios Câmpus, objetivando o aproveitamento e a participação dos quadros técnicos administrativos, docentes e discentes, colaboradores da CPCon, com graus de conhecimento e experiência em aplicação de concursos públicos e processos seletivos.

As provas aplicadas foram compostas por um total de 40 questões articuladas a partir de três eixos temáticos: leitura e interpretação de textos; leitura e interpretação de dados e indicadores educacionais e políticas educacionais e gestão escolar no Brasil e Paraíba.

De acordo com o presidente da CPCon, professor Adriano Homero, a contratação da CPCon para a realização desta seleção pública evidencia a relação próxima entre Governo do Estado da Paraíba e a UEPB, demonstrando o respeito ao trabalho desenvolvido pela Comissão que tem se consolidado na Paraíba como a principal banca realizadora de concursos no Estado.

“Nesses últimos 15 anos a CPCon tem se firmado aqui na Paraíba pela eficiência e garantia de lisura que tem sido nossa marca. Atualmente, estamos com 12 processos em andamento. Ao longo dos três anos, a CPCon realizou 33 concursos, além de realizarmos as seleções da própria UEPB. Diante disso, os principais órgãos de controle do Estado da Paraíba, a exemplo do Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, corregedorias e órgãos de controle têm sugerido a CPCon para aplicação de seleções de municípios, órgãos de Estado, câmaras municipais, entidades, câmaras regionais, conselhos municipais”, avalia o professor Adriano.

Amparada por valores como ética, lisura, excelência, transparência e igualdade, a CPCon caracteriza-se, atualmente, como uma das principais bancas de concursos públicos no contexto do Estado da Paraíba e dos Estados vizinhos, realizando processos seletivos, concursos vestibulares, avaliações diagnósticas (educacional, social, cultural). Dentre os princípios que norteiam a atuação da Comissão, estão legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e eficiência.

Texto: Juliana Marques