Comissão realiza testes no sistema Helios Voting usado na consulta eleitoral para Reitoria da UEPB

13 de maio de 2024

A Comissão, responsável pelos procedimentos para a escolha dos(as) ocupantes para os cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), está se preparando para a realização de dois testes no sistema Helios Voting. Essas verificações ocorrerão com o propósito de consolidação de dados, conferência de votantes e análise do próprio sistema usado na consulta.

O primeiro teste será realizado nesta quarta-feira (15), das 14h às 21h, período em que todos os segmentos votantes receberão em seu e-mail institucional um link que guiará para a participação no teste. Estão aptos a participar os estudantes da graduação e pós-graduação regularmente matriculados, além de técnicos(as) administrativos(as) e docentes de carreira da Instituição.

Este teste simulará a eleição, com o envio de chapas e candidatos(as) com nomes e personagens fictícios em que os votantes poderão escolher em quem votar. De acordo com a Comissão Eleitoral um segundo teste está marcado para acontecer no dia 30 de maio, novamente das 14h às 21h.

Com esses testes a Comissão espera corrigir possíveis problemas no sistema para que no dia da eleição, 13 de junho, todo o procedimento ocorra dentro da normalidade. Além da realização desses testes, a Comissão Eleitoral informa que o prazo para recurso envolvendo a lista de votantes se encerrará também no dia 30 de maio. Mais informações sobre a consulta podem ser acessadas neste LINK. Já sobre as etapas e seus respectivos prazos, os(as) interessados(as) podem acessar este LINK.

Texto: Givaldo Cavalcanti