Comissões Eleitoral e Técnica divulgam relatório de eleição teste e criam canal de orientações via WhatsApp

30 de setembro de 2020

Após votação teste, realizada na sexta-feira (25), como forma de avaliação do sistema Helios Voting, a Comissão Eleitoral responsável pela condução do processo de escolha dos ocupantes dos cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), junto à Comissão Técnica, divulgaram nesta quarta-feira (30) um relatório desta primeira verificação, além de informar sobre a criação de um novo canal de orientações técnicas para a comunidade universitária. O novo meio de contato com as comissões é pelo aplicativo WhatsApp, que tratará exclusivamente acerca da criação das contas institucionais Gsuite, que seguem até o dia 4 de outubro.

Sobre a votação, o relatório apontou para o seguinte resultado: no segmento professor, foram 50 votos para a chapa “Ponta do Seixas”; 37 para a “Lajedo do Pai Mateus”; e 13 para a “Pedra do Tendó”. Ainda foram computados 2 votos em branco e 4 nulos. Já no segmento técnico, o resultado foi o seguinte: 29 para “Ponta do Seixas”; 13 para “Lajedo do Pai Mateus”; e 13 para “Pedra do Tendó”. Votos nulos foram 2. Já no segmento aluno, o resultado foi: 175 para “Ponta do Seixas”; 88 para “Lajedo do Pai Mateus”; e 31 para “Pedra do Tendó”. Foram computados 50 votos brancos e 50 votos nulos.

Sobre este novo instrumento de comunicação com a comunidade da UEPB, o interessado em solicitar orientações sobre o processo de criação do e-mail Gsuite deve enviar mensagem para o número: (83) 987538504, das 8h às 12h e das 14h às 18h, até o dia 4 de outubro. O relatório também faz uma análise desse primeiro teste da eleição on-line. Segundo o documento, não houve maiores dificuldades no entendimento e cumprimento das etapas necessárias para a criação e configuração da eleição. O sistema de votação Helios Voting se apresentou estável durante toda a configuração da eleição, bem como durante todo o período em que a urna esteve aberta para votação dos eleitores, não apresentando quaisquer problemas de tempo de resposta ou quantidade de requisições feitas ao sistema.

As Comissões ainda reforçam que quaisquer problemas em relação à consulta da lista de votantes poderá ser encaminhada ao e-mail institucional da Comissão Eleitoral (comissao.eleitoral@setor.uepb.edu.br) até o dia 4 de outubro. Todas as informações sobre a avaliação dos membros da Comissão Eleitoral e da Comissão Técnica do pleito podem ser consultadas no relatório que está disponível clicando AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti