Comunicurtas UEPB homenageia professor Luiz Custódio com exibição de vídeo sobre legado do educador

26 de novembro de 2025

Uma noite especial, aguardada com expectativas e de reconhecimento ao legado de um dos ícones da comunicação paraibana. O Festival Audiovisual de Campina Grande Comunicurtas UEPB prestará, nesta quarta-feira (26), homenagem ao professor Luiz Custódio. O homenageado, foi uma referência na pesquisa e na formação em comunicação.

A partir das 19h, o Cine São José deve reunir professores(as), estudantes, jornalistas e admiradores de Luiz Custódio. Um vídeo contando um pouco da trajetória do homenageado, suas conquistas e contribuições para o ensino, pesquisa e extensão será exibido. O coordenador geral do Comunicurtas UEPB, o jornalista Hipólito Lucena, ressaltou que a homenagem foi a forma que o festival encontrou de reconhecer o talento, o esforço e a dedicação de Luiz Custódio na formação acadêmica, especialmente, no campo das artes e da cultura.

Além do professor Luiz Custódio, a 20ª edição do Festival Audiovisual de Campina Grande Comunicurtas UEPB presta homenagem ao ator Reginaldo Faria, um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira. A homenagem a Reginaldo Faria, ator brasileiro com vasta contribuição ao audiovisual, acontece na sexta-feira (28), também no Cine São José. Neste dia, o Comunicurtas UEPB celebra a trajetória de um dos maiores nomes do audiovisual brasileiro.

O filho do homenageado, que é diretor e produtor, Regis Faria, apresenta “Perto do Sol é Mais Claro”, filme selecionado para a mostra competitiva de longas-metragens da 20ª edição do Comunicurtas UEPB. A obra acompanha a trajetória de um engenheiro de 85 anos, recém-viúvo, em um retrato que aborda luto, memória, afeto e as camadas que atravessam o envelhecimento. O diretor gravou um vídeo agradecendo a lembrança e a honra de ter o seu filme escolhido na mostra competitiva.

Com intensa atividade, a temática “Ideias para ver o mundo” tem a proposta de celebrar a vivacidade da criação artística. O Festival Comunicurtas UEPB é promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, e tem transformado Campina Grande no protagonismo do cinema nacional por ininterruptos 11 dias. As ações acontecem em vários pontos da cidade, tendo como destaques a presença em alguns bairros da Rainha da Borborema. Exibições, debates, lançamentos de livros e oficinas quem marcado a edição 2025 do festival.

Os filmes estão sendo exibidos nas mostras competitivas, “Tropeiros da Borborema”, “Brasil”, “Longas Brasileiros”, “Estalo”, “Tropeiros de Telejornalismo”, “Som da Serra”, “Tropiqueers” e “Território e Liberdade”. A programação segue à noite desta quarta-feira (19) com as mostras “Território e Liberdade”, de videoarte; e “Som da Serra”, com projeção mapeada na fachada do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP).

O evento tem programação gratuita em vários pontos de Campina Grande, como no Cine São José, Museu de Arte e Ciência de Campina Grande (MAC), Museu de Arte Popular da Paraíba (MAAP), além de lugares como a Arca Titão, a Feira Central e o Instituto de Educação e Assistência aos Cegos do Nordeste (ICENO).

A mostra “Tropiqueers” aconteceu na Arca Titão, no Centro da cidade. Já a mostra “Cine Teia”, que é não competitiva, exibe vídeos produzidos por Pontos e Pontões de Cultura do Brasil. Os bairros da Ramadinha, São Januário e Catingueira também tem recebido atividades do festival com oficinas e cinema a céu aberto gratuito para a população. O evento segue até o domingo (30), quando serão conhecidos os vencedores dessa edição histórica. A cerimônia de premiação está marcada para as 18h, no cine São José.

O Comunicurtas UEPB 2025 é uma realização do Ypuarana Cultural e da Polvo – Cinema, Arte e Educação, com apoio da Coordenadoria de Comunicação da UEPB (Codecom/UEPB), TV UEPB, Secretaria de Cultura da Paraíba, e Pró-reitoria de Cultura (PROCULT). O festival também conta com a parceria da Fundação Espaço Cultural (Funesc – Cine São José), do Museu de Arte e Ciência de Campina Grande (MAC) e da Secretaria de Cultura de Campina Grande. A edição é viabilizada pelo Edital Vladimir Carvalho Nº 027/2024 – 3ª Edição, de Chamamento Público para Concessão de Fomento a Festivais e Mostras Audiovisuais.

Criado em 2005, o Comunicurtas UEPB consolidou-se como um dos mais importantes festivais de audiovisual da Paraíba e do Nordeste. Nestes 20 anos, tornou-se referência na formação de criadores, na circulação de obras e na democratização do acesso ao cinema. A edição comemorativa reforça o compromisso do festival com a diversidade, a inclusão e a potência criativa das narrativas que emergem de diferentes territórios.

Texto: Severino Lopes
Foto: Codecom