Comunicurtas UEPB realiza mostra de filmes sobre diversidade no Encontro da Nova Consciência

12 de fevereiro de 2021

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio do Festival Audiovisual Comunicurtas UEPB, participará do 30º Encontro da Nova Consciência de Campina Grande, com a Mostra Tropiqueers. Na oportunidade, serão exibidas produções com temas como raça, sexualidade, gênero e etnias. A mostra terá transmissão on-line no canal do YouTube do evento, a partir desta sexta-feira (12), até a terça-feira (16), sempre às 18h30.

O Encontro da Nova Consciência é um tradicional evento que acontece há 30 anos em Campina Grande, no período de carnaval. Devido às precauções sanitárias devido à pandemia da Covid-19, toda a programação acontece de forma virtual. Segundo a curadora da mostra, Rebeca Souza, o conteúdo dos vídeos se conecta à proposta do encontro que sempre ofereceu palestras, discussões e reflexões sobre variados temas.

“A mostra tem um viés político, discussão de gênero, raça, sexualidade, etnias, que se assemelham às sessões da Nova Consciência, que tem a proposta de pensar o mundo de uma maneira diferente. É um cinema feito politicamente, com o intuito de agir em sociedade”, comentou Rebeca Souza, acrescentando que o próprio nome da exibição possui um histórico de apropriação política.

Com origem na língua Inglesa, “queer” era um termo pejorativo para identificar pessoas que não eram aceitas socialmente ou que viviam à margem da lei. Mais tarde, essa palavra começou a ser usada como ofensa para pessoas que se desviavam da norma cisgênera. A partir da década de 1980, surge a Teoria Queer, que tem como expoente a filósofa americana Judith Butler. O termo foi passando, então, a ser usado para questionar ideias sobre gênero que são impostas pela sociedade.

Na última edição do Festival Audiovisual Comunicurtas UEPB, Rebeca enfatizou justamente a diversidade das produções e a temática abordada por alguns vídeos, especialmente da mostra Tropiqueers, que nasceu como proposta do festival de abrir espaço para temas à margem da sociedade. O Comunicurtas UEPB é promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM), Departamento de Comunicação (DECOM) e realizado pela Ypuarana Cultural, Parque Tecnológico da Paraíba, Associação Moleka 100 Vergonha e demais parceiros.

Confira a programação da Mostra Tropiqueers no Encontro da Nova Consciência:

Dia 12/02/2021, 18h30
Mãtãnag, A Encantada – Shawara Maxacali e Charles Bicalho (Belo Horizonte, MG)
Dôniara – Kako Olimpio (Goiania, GO)

Dia 13/02/2021, 18h30
Eu Vejo Nevoas Coloridas – Pedro Jorge (São Paulo, SP)
Endless Love – Duda Gambogi (Rio de Janeiro, RJ)

Dia 14/02/2021, 18h30
O Fim é o Princípio – Antonio Fargoni (São Carlos, SP)
Diriti de Bdé Burè – Silvana Beline (Goiânia, GO)

Dia 15/02/2021, 18h30
Invasão Drag – Thiago da Silva Tavares (Rio de Janeiro, RJ)