Conceito 5: Capes aprova abertura de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias

25 de setembro de 2024

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem um novo curso de doutorado aprovado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) teve a confirmação de nota Conceito 5, e está liberado para a abertura de Doutorado na área. A decisão foi publicada pela Diretoria de Avaliação da Capes e publicada em documento que pode ser acessado neste LINK.

Com a aprovação do Doutorado em Ciências Agrárias, a UEPB agora possui 10 programas com turmas desse nível. Além deste último aprovado, a Instituição já oferece Doutorado em Enfermagem, Ecologia e Conservação, Odontologia, Engenharia Ambiental, Renoem, Educação Matemática, Literatura e Interculturalidade, Etnobiologia, e Renasf. Esse resultado confirma o avanço da Instituição e reflete na maturidade da UEPB no quesito pós-graduação, fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido pelo corpo docente, discente e técnico administrativo dos Programas. De acordo com o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime, a aprovação do Doutorado em Ciências Agrárias, já com conceito 5, eleva a Instituição a um patamar de excelência nacional.

“Para esse sucesso não posso deixar de citar também a importante parceria estabelecida com os pesquisadores da empresa pública Embrapa, que é uma instituição associada à UEPB nesse Programa desde sua criação. Além do importante papel das políticas e ações de pesquisa e pós-graduação na UEPB que vem sendo implementadas pela gestão da UEPB ao longo desses últimos anos, e que tem permitido a todo ecossistema de pós-graduação crescer e se consolidar”, disse Francisco Jaime.

A reitora da UEPB, professora Celia Regina Diniz, parabenizou a conquista destacando o trabalho de equipe que foi feito para a aprovação do doutorado em Ciências Agrárias. “Quero externar minha felicidade pela aprovação do Doutorado em Ciências Agrárias, que já nasceu forte com conceito 5. Gratidão ao corpo docente, técnico e discente do Programa que realizam um trabalho de excelência na Universidade Estadual da Paraíba e que trabalharam incansavelmente para obtenção desta conquista. Agradeço também ao trabalho gigante da equipe da PRPGP, que tem proporcionado o avanço da pós-graduação e da pesquisa na nossa Instituição”, salientou Celia Regina.

A professora Nadja Oliveira, pró-reitora adjunta de Pós-graduação e Pesquisa, apontou essa conquista como um marco para o Programa, que acabou de completar 14 anos de existência. Segundo ela, a obtenção da nota 5 é uma grande conquista para a Universidade Estadual da Paraíba e para a Embrapa Algodão, uma vez que ter um programa com esse conceito impacta positivamente no desenvolvimento de pesquisas na região Nordeste.

“Enquanto PRPGP não temos medido esforços e parcerias para que a UEPB avance e melhore não só em número de programas de pós-graduação, mas principalmente em qualidade dos programas ofertados, e também atendendo aos atuais critérios de avaliação da Capes que vão para além de infraestrutura de pesquisa, produção científica, como também inovação e impacto social do que se é gerado pelos programas. Com essa aprovação, vamos cumprindo nossa missão e compromisso de consolidar a pesquisa, a ciência e a pós-graduação da nossa Instituição”, disse Nadja Oliveira.

A Comissão de Elaboração da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) do Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias foi composta pelo professor Alberto Soares de Melo, docente do Programa e coordenador da Comissão de Elaboração da APCN, além dos professores Francisco Vanies da Silva Sá, Carlos Alberto Domingues da Silva, Rener de Souza Ferraz e Alberto Soares de Melo.

Texto: Givaldo Cavalcanti