Conhecidos os vencedores do 2º Prêmio de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual da Paraíba
Trabalhos científicos reconhecidos, valorização dos esforços, do talento e da criatividade. Foram ideias que se transformaram em patentes e com carta de reconhecimento. Incentivo aos(às) pesquisadores(as), aos programas de pós-graduação mais inovadores e das tecnologias avançadas desenvolvidas na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e protegidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Em meio à expectativa, foram conhecidos na manhã desta sexta-feira (1º), no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), às margens do Açude Velho, os vencedores da 2ª edição do Prêmio de Inovação Tecnológica, promovido pela Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Inovatec) da UEPB.
A cerimônia de entrega do prêmio teve como objetivo valorizar as melhores invenções realizadas por cientistas e pesquisadores(as) da Universidade e fomentar a pesquisa e a inovação no ambiente acadêmico. Foram premiados os três melhores inventores que desenvolveram as melhores patentes, melhores programas de computador, além dos programas de pós-graduação mais inovadores e que tiveram maior quantidade de patentes depositadas durante o ano na Instituição.
Ao todo, 21 tecnologias concorreram ao prêmio na edição deste ano, sendo 10 patentes e 11 programas de computador. Na solenidade de premiação foram revelados os vencedores que concorreram nas categorias “Patente e Software” e “Programas de Pós-graduação”. O evento é um marco na celebração do compromisso com a inovação e o avanço tecnológico na Paraíba. O evento, cercado por professores(as) e pesquisadores(as) foi aberto pela professora Simone Silva dos Santos Lopes, coordenadora de Propriedade Intelectual da Inovatec.
A professora Simone ressaltou que a premiação demonstra a característica de uma Universidade empreendedora, cujas pesquisas cada dia mais se tornam em nível de excelência com potencial de realmente cumprir o papel social da Instituição. Ela reafirmou ainda que a iniciativa é a culminância de 10 anos de trabalho da Inovatec, que tem um grande potencial tecnológico protegido pelo INPI.
“São tecnologias que vão trazer benefícios para a sociedade. O objetivo principal da patente não é trazer retorno financeiro para o pesquisador, mas trazer desenvolvimento para a sociedade. São tecnologias e processos novos que vão gerar benefícios, buscando solucionar os problemas da sociedade”, observou a professora Simone.
Entusiasta da iniciativa, a reitora Celia Regina, Diniz ressaltou que ao longo dos anos, a UEPB tem fortalecido a Inovatec para que os docentes, técnicos(as) administrativos(as) e estudantes possam produzir propriedade intelectual e depositá-la no INPE. “A pós-graduação na UEPB é jovem demais, e muito mais ainda a inovação tecnológica. Tem sido uma luta contínua desta Coordenadoria no incentivo e na orientação aos novos professores e professoras, técnicos e estudantes para que a gente possa dar uma resposta às demandas da sociedade”, frisou a reitora ao parabenizar todos os pesquisadores que trabalham com a inovação tecnológica.
Participaram ainda da solenidade e fizeram uso da fala a pró-reitora adjunta de Pós-graduação e diretora técnica da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, professora Nadja Oliveira; João Cândido, diretor de tecnologia do município de Campina Grande; e a professora Rute Silveira, representante da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação e Ensino Superior. Após as falas, foi exibido um vídeo e ministrado uma palestra do professor Josemir Moura Maia, coordenador de Empreendedorismo da Inovatec.
Anúncio dos vencedores
O momento mais aguardado foi a entrega do Prêmio de Inovação. Antes da premiação, foram entregues duas cartas patentes aos inventores da UEPB, o que significou a culminância de um longo trabalho de 10 anos, na área de proteção das tecnologias avaliadas pelo INPI. Agora a UEPB já tem cinco patentes concedidas pelo Instituto. A leitura das cartas patente foi feita pela professora Simone e pela reitora Celia Regina na presença dos inventores.
Cartas de patentes entregues, foram conhecidos os vencedores do Melhor programa de computador, Melhor pedido de patentes; e Melhor número de patentes depositadas nos Programa de Pós-graduação. Os pesquisadores receberam troféus e certificados. Um dos incentivadores da iniciativa, o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime destacou a importância do prêmio.
“Essa ação da Inovatec é importantíssima para valorizar não só a parte de produção acadêmica que os professores e pesquisadores produzem, mas sim, as invenções que chegam efetivamente mais rápido à população. São soluções, e sobretudo, os programas vinculados à pós-graduação e os professores que fazem iniciação científica desenvolvem essas tecnologias”, comentou.
Um dos pesquisadores vencedores do prêmio foi Bolívar Ponciano Goulart de Lima Damasceno, do Departamento de Farmácia. Ele ressaltou que a iniciativa da Inovatec representa uma forma de reconhecimento e incentiva outros pesquisadores a enveredar pelo mesmo caminho. “Esse prêmio é um incentivo. O depósito de uma patente não é apenas questão de recursos financeiros para o professor, mas para a sociedade como um todo. Se a gente consegue repassar isso para uma empresa, vai gerar desenvolvimento econômico à comunidade como um todo. Não basta apenas desenvolver pesquisas, mas protegê-la”, ressaltou.
O Prêmio de Inovação Tecnológica da UEPB reconhece os esforços notáveis de pesquisadores e programas de pesquisa, impulsionando o desenvolvimento tecnológico. Nesta edição, a UEPB, por meio da Inovatec, apresentou a lista de concorrentes, cujas contribuições exemplares passaram por uma avaliação criteriosa de uma Comissão Julgadora. Na primeira edição do Prêmio, no ano passado, foram 25 trabalhos inscritos no prêmio, nas quatro categorias.
O prêmio visa ainda estimular e reconhecer os esforços dos docentes, discentes e servidores da Instituição envolvidos em pesquisas inovadoras e que tenham grande contribuição para o desenvolvimento tecnológico, econômico e científico do estado da Paraíba. Conheça todos os vencedores da 3ª edição do Prêmio de Inovação Tecnológica da UEPB clicando AQUI.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos
Você precisa fazer login para comentar.