Consciência Negra: projeto de extensão traz estudantes de comunidade quilombola para atividade na UEPB
Como parte das atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra no Brasil, o projeto de extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Leituras Antirracistas para Crianças Quilombolas, em parceria com outro projeto da Instituição, Ateliê Aberto, realizaram uma aula de campo para estudantes da Escola Manoel Alves Monteiro, da Comunidade Quilombola Santa Rosa.
As crianças visitaram a Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, Câmpus I da UEPB, na terça-feira (19), e durante a manhã participaram de diversas atividades educativas. A visita foi viabilizada pelas professoras da UEPB, Roberta Rosa Portugal, coordenadora do projeto Leituras Antirracistas para Crianças Quilombolas; e Val Margarida, que coordena o projeto Ateliê Aberto.
Após o café da manhã, as crianças fizeram um passeio no local, conheceram as pinturas artísticas da Central de Integração Acadêmica e participaram de uma oficina pedagógica com objetivo de desenvolver a representatividade a partir da pintura.
Também participaram das atividades a bolsista do projeto Leituras Antirracistas, Denize Souza; a gestora da Escola, Francilene Virgínio; a secretária escolar, Berlita Macedo; além das professoras Maria Gabriela e Márcia Regina, e o apoio de Josilene Monteiro.
Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal
Você precisa fazer login para comentar.