Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão aprova alteração no Calendário Acadêmico da para o semestre 2025.2

18 de dezembro de 2025

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, por unanimidade, em reunião ordinária, realizada de forma on-line, na manhã desta quinta-feira (18), a alteração no Calendário Acadêmico do período letivo 2025.2 proposto pela Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) da Instituição após greve docente. Com isso, o calendário anterior, votado na última reunião, foi revogado.

A reunião foi presidida pela reitora Celia Regina Diniz, com a participação da vice-reitora Ivonildes Fonseca, e demais conselheiros(as). Antes de entrar nos pontos da pauta, a reitora deu posse aos novos conselheiros(as) e desejou êxito a todos(as), além de explicar a dinâmica do Consepe.

A proposta de alteração do calendário acadêmico foi relatada pela conselheira Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha, que em seu parecer explicou os motivos e as novas datas do calendário. Com isso, as aulas da Unidade 1 foram retomadas no dia 10 de dezembro de forma assíncrona, sendo pausadas no dia 20 deste mesmo mês. O retorno das aulas, da Unidade 2 ou 2ª etapa de forma presencial, se dará em 2 de fevereiro, estendendo-se até 1º de abril, observando que todas as atividades relativas às reposições devem acontecer também até esta data.

No total, o semestre terá 95 dias letivos, contemplando todos os componentes curriculares. Já o período de efetivo trabalho acadêmico constará de 111 dias. De acordo com o calendário, o período destinado para as provas finais será de 6 a 10 de abril, sendo o dia 11 de abril o último dia para o registro de notas e de aula, e portanto, fechamento do Sistema Acadêmico. O semestre letivo 2026.1 terá início no dia 26 de abril, conforme o Calendário Acadêmico.

A pró-reitora explicou que o calendário não consta com a data de matrícula dos candidatos do SiSU, visto que a data não é determinada pela UEPB, mas fornecida pelo Ministério da Educação (MEC). A PROGRAD está no aguardo da divulgação do MEC. A pró-reitoria também fez recomendações aos docentes sobre a reabertura de diários de classe. “Fica expressamente vedada a reabertura de diários de classe, sob qualquer hipótese, após o encerramento dos prazos previstos no Calendário Acadêmico, até a solenidade regular de Colação de Grau, tendo em vista a necessidade de fechamento dos históricos acadêmicos dos estudantes concluintes”, observou.

O ajuste no calendário, conforme explicou a pró-reitora de Graduação, foi feito para propiciar o planejamento das atividades acadêmicas por parte dos docentes, da Administração Central e das gestões setoriais. “Não temos como enxugar mais, porque se fizéssemos isso não iríamos cumprir com a carga horária necessária a cada componente curricular”, afirmou.

Texto: Severino Lopes