Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão aprova inclusão do Congresso Universitário ao calendário acadêmico

31 de agosto de 2022

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em reunião ordinária, realizada de forma on-line na tarde desta quarta-feira (31), aprovou a incorporação do Congresso Universitário ao calendário acadêmico da Instituição. O evento, que reunirá atividades do tripé que compõe a Universidade – ensino, pesquisa e extensão – está programado para acontecer nos dias 8, 9 e 10 de novembro.

A relatoria da solicitação foi feita pela professora Vagda Gutemberg, também pró-reitora adjunta de Graduação. Sua arguição se deu, entre outros aspectos, considerando o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, previsto no art. 207 da Constituição Federal, bem como a realização periódica anual dos eventos Encontro de Iniciação à Docência (ENID), Encontro de Iniciação Científica (ENIC) e Seminário de Extensão Universitária (SEMEX) na UEPB.

Visando unir estes eventos em um só, a solicitação propõe a criação do Congresso Universitário da UEPB, enquanto atividade acadêmica de caráter interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, que promove a interação transformadora entre o ensino, a pesquisa e a extensão. “A inclusão deste congresso no calendário acadêmico visa unificar em um mesmo evento todas estas importantes atividades do cotidiano universitário e massificar a participação, fazendo que estudantes possam conhecer ações de ensino e pesquisa de outros cursos”, comentou a professora Celia Regina Diniz, reitora da UEPB.

A reunião contou também com a participação da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, bem como dos demais conselheiros. Após discussão, a criação do Congresso Universitário e sua inclusão no calendário acadêmico foram aprovados por unanimidade. Além dos programas citados, o Congresso Universitário contemplará as ações do Programa de Educação Tutorial (PET) e da Monitoria e terá periodicidade anual.

Texto: Juliana Rosas