Conselho Participativo reelege Diretoria e discute realização de Seminário de Orçamento Público

26 de agosto de 2021

O Conselho de Orçamento Participativo (COP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou nesta quarta-feira (25) mais uma reunião. O encontro teve três pontos de pauta: a escolha dos novos presidente e vice-presidente do Conselho; a proposta de realização do 1º Seminário de Orçamento Público da UEPB; e a Criação de Comissões Transitórias para o desenvolvimento das atividades do Conselho. Os professores Geraldo Medeiros Júnior, e José Humberto do Nascimento Cruz, atuais presidente e vice-presidente do COP, foram reconduzidos aos cargos, por unanimidade e amplo apoio dos conselheiros.

O Conselho também aprovou a proposta de realização do 1º Seminário de Orçamento Público, que tem entre seus objetivos a qualificação dos membros do COP em matéria de orçamento público, bem como a divulgação junto à comunidade universitária dos principais aspectos envolvidos na construção do orçamento da UEPB. Esse evento, conforme explicou o professor Geraldo, será realizado em parceria com a Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) da Instituição. A data de realização ainda será definida pela Comissão Organizadora.

Foi aprovado ainda a criação de três Comissões Transitórias, compostas por membros do COP: a Comissão de Avaliação da Autonomia Financeira de UEPB; a Comissão de Acompanhamento da Execução Orçamentária/2021 e da Elaboração da Matriz da Proposta de Orçamento/2022; e a Comissão Organizadora do Seminário de Orçamento Público da UEPB. Segundo o professor Geraldo Medeiros, as comissões transitórias representam uma importante inovação na dinâmica de funcionamento do COP, conforme estabelecido na nova resolução que regulamenta o Conselho, recém aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni).

O objetivo dessas comissões é reunir grupos temáticos de pelo menos três conselheiros para desenvolverem as diversas atividades inerentes ao COP ao longo do ano, garantindo a divisão, a descentralização e uma maior agilidade na execução das tarefas. “Foi uma reunião proveitosa. Existe uma harmonia muito grande no Conselho. E a sensação é de que o Conselho está funcionando e as coisas ganhando vida. A partir dessa efetivação do Conselho a gente contribui com as discussões relativas ao orçamento e ao controle social dentro da UEPB”, explicou o professor Geraldo.

Texto: Severino Lopes
Foto: Reprodução Sala Virtual