Conselho Universitário aprova Calendário Administrativo da UEPB em primeira reunião do ano

14 de fevereiro de 2025

A primeira reunião ordinária do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aconteceu na tarde desta sexta-feira (14), de maneira remota e transmitida por canais oficiais da Instituição. Foram aprovados o Calendário Administrativo 2025, a institucionalização do Regimento Interno do Núcleo de Documentação Histórica (NDH) do Centro de Humanidades e o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Câmpus V.

A reitora Celia Regina Diniz, também presidente do Consuni, começou a reunião dando posse aos novos conselheiros e seus suplentes. A professora também apresentou os(as) novos(as) diretores(as) de Centro que recentemente assumiram esta função. Na pauta, esteve a apreciação da proposta do Calendário Administrativo para o exercício de 2025 na UEPB, de relatoria do conselheiro Ricardo Soares, que concedeu parecer favorável.

O documento foi apresentado considerando a importância do calendário administrativo como instrumento organizativo dos dias de trabalho, incluindo as previsões das reuniões ordinárias dos Conselhos Superiores (Consuni e Consepe), bem como os feriados instituídos em suas respectivas normativas (federais, estaduais e municipais).

Qualquer alteração excepcional, mediante decretos federais, estaduais ou municipais, bem como por interesse da Administração Central da UEPB, deverá ser publicada em Atos Administrativos, por meio de portaria expedida pelo gabinete da reitoria. Após deliberação, o Calendário Administrativo foi aprovado por unanimidade.

A conselheira Valdecy Margarida da Silva relatou a proposta de institucionalização do Regimento Interno do Núcleo de Documentação Histórica (NDH), encaminhado pelo Departamento de História do Centro de Humanidades (CH). Considerando a relevância da institucionalização do regimento interno do NDH, assim como a importância do fortalecimento do Núcleo para concorrer a editais nacionais de pesquisa, a docente apresentou parecer favorável à solicitação.

O NDH é um setor suplementar vinculado ao CH, Câmpus III, como apoio à comunidade científica paraibana, que tem como meta, entre outras, fomentar a organização, conservação e disponibilização à consulta pública do seu acervo de fontes documentais produzidas, principalmente, na região do Brejo paraibano de modo que possam subsidiar investigações que abordem os mais diversos aspectos e temas sobre a realidade social, política e econômica em suas relações ou inserções no contexto estadual, nacional ou transnacional. Após discussão, os conselheiros aprovaram a proposta por unanimidade.

O processo do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), que solicita criação do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Câmpus V, teve relatoria do conselheiro José Luiz Cavalcante. Em sua exposição e parecer, favorável à criação, o professor José Luiz afirmou que a natureza dos Núcleos de Arte de Cultura se coaduna com premissa de atividades interdisciplinares que podem fomentar o ensino, a pesquisa e extensão na UEPB.

O docente citou como referência os três Núcleos já instituídos e em funcionamento, há pelo menos uma década, na Instituição: os NAC dos câmpus de Catolé do Rocha, Monteiro e Patos. Relatou que a proposta do Câmpus V se justifica pelo próprio legado e vocação do CCBSA ao longo de seus 18 anos de atuação na capital do Estado e seu entorno, como uma longa lista de eventos e ações, pensadas a partir da extensão universitária, como o Farpas, que tem forte viés cultural e artístico. Após breve discussão, a criação do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Câmpus V foi aprovada por unanimidade.

Texto: Juliana Rosas