Conselho Universitário aprova criação do Programa Bolsa de Produtividade em Pesquisa na UEPB

4 de maio de 2023

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (4), a criação do Programa Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ-UEPB) da Instituição. A reunião, realizada on-line, com transmissão pelo Canal Rede UEPB no YouTube, foi presidida pela reitora Celia Regina Diniz, com a participação da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca e demais conselheiros.

A proposta de criação do Programa Bolsa de Produtividade em Pesquisa da UEPB, encaminhada pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP), foi relatada pela conselheira Ana Lúcia Vendel, concedido pedido de vistas aos professores Silvanio de Andrade e Gustavo Henrique Esteves. As bolsas serão concedidas a pesquisadores(ras) que concorreram aos editais de bolsa de produtividade, mas ficaram na lista de espera do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O valor da bolsa será de R $1.100 e o critério de classificação será a nota obtida pelo(a) pesquisador(a), considerando as oito grandes áreas do conhecimento do CNPq. Ou seja, distribuição equânime de bolsas, favorecendo assim o avanço da pesquisa em todas as áreas do conhecimento. Em seu parecer, a relatora Ana Lúcia destacou que a proposta da PRPGP visa proporcionar o estímulo aos(as) docentes da UEPB para concorrer no programa de bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq. Quanto ao valor orçamentário para tais pagamentos, este será definido pela Reitoria e pela Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), perante adequada análise.

“É consenso que a criação de uma minuta sobre concessão de Bolsas de Produtividade em Pesquisa da UEPB representa um efetivo estímulo aos professores mais produtivos da Instituição, para que em concorrendo ao Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq, sejam valorizados em crescente apoio à Pesquisa na instituição”, destacou a professor Ana.

No relatório, os conselheiros responsáveis pelo pedido de vistas também ressaltaram a importância da proposta apresentada pela PRPGP, no tocante ao estímulo aos docentes para concorrer no programa de bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq, o que visa valorizar pesquisadores ativos além de alavancar a pesquisa na instituição.

O Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime, ressaltou que a proposta visa a busca da excelência nas pesquisas e estimular os professores a concorrer a editais do CNPq. Ele observou que a UEPB precisa ter uma maior quantidade de bolsistas do CNPq para ter maior competitividade em outros editais de outras instituições.

Após a aprovação da implantação da minuta de resolução que versa sobre as Bolsas Produtividade, a reitora Célia Regina Diniz destacou que a proposta visa fortalecer a pesquisa na UEPB. Ela parabenizou a todos que contribuíram para a elaboração da proposta, e reafirmou que quem vai determinar a quantidade de bolsas a ser concedida aos pesquisadores será o orçamento da Instituição.

Texto: Severino Lopes