Conselho Universitário rejeita recurso de ação que questionava Consulta Eleitoral para Reitoria da UEPB

28 de junho de 2024

Em reunião extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira (28), o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), rejeitou o recurso impetrado professor Joelson Pimentel de Almeida, representante da Chapa 2 “Acolher um Novo Tempo”, e ratificou, por unanimidade, o resultado da consulta para os cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) da Instituição para quadriênio 2024-2028.

A reunião, realizada on-line com transmissão pelo Canal Rede UEPB no YouTube, foi presidida pela reitora Celia Regina Diniz; com a participação da vice-reitora, Ivonildes Fonseca; do presidente da Comissão Eleitoral, professor Adeilson Tavares; e demais conselheiros(as). Na mesma reunião o Consuni decidiu por unanimidade que o banco de dados do pleito ficará armazenado e mantido à disposição de toda a comunidade universitária para eventuais questionamentos até a posse da nova gestão programada para dezembro.

A relatoria do processo foi do professor José Luiz Cavalcante que emitiu parecer desfavorável ao recurso do professor Joelson, que questionou o pleito, e manteve o relatório da Comissão Eleitoral. No entendimento dos(as) conselheiros(as) a consulta eleitoral aconteceu de forma transparente, e que não havia motivos para suspeição do pleito. Em suas falas, reafirmaram a que a Comissão atuou de forma isenta em defesa da soberania das urnas.

Após mais de duas horas de reunião, os(as) conselheiros(as) votaram, e por unanimidade decidiram não dar conhecimento ao recurso impetrado pelo professor Joelson Pimentel. Em extenso parecer, o professor José Luiz Cavalcante reiterou o seu entendimento de que o referido recurso ao Consuni não trata de reversão, suspeição ou questionamento ao resultado da Consulta realizada. Antes de sacramentar a sua decisão, ele reafirmou que o pleito eleitoral foi conduzido com a lisura necessária, inclusive com a presença de observador externo.

O presidente da Comissão Eleitoral, professor Adeilson Tavares, também destacou a lisura, transparência e impessoalidade no pleito. A consulta eleitoral foi realizada no último dia 13 de junho, on-line, por meio do Sistema Helios Voting. A Chapa 1 “UEPB Forte e Inclusiva”, formada pelas professoras Celia Regina Diniz e Ivonildes Fonseca, venceu o pleito com 72,1% do total de votos, contra 26.8% do total dos votos recebidos pela Chapa 2.

Texto: Severino Lopes