Consepe aprova abertura de nova turma para curso de Especialização em Logoterapia e Saúde da Família

17 de março de 2021

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, por unanimidade, em reunião remota ordinária realizada na manhã desta quarta-feira (17), e presidida pela reitora, Célia Regina Diniz, a abertura de nova turma do curso de Especialização em Logoterapia e Saúde da Família. A reunião também contou com a participação da vice-reitora, a professora Ivonildes Fonseca. O processo foi relatado pelo conselheiro Fernando Aires Júnior, que deu parecer favorável e foi seguido pelos demais membros do Consepe.

O Curso de Especialização em Logoterapia foi criado pela Resolução /UEPB/CONSUNI/0253/2018 e teve seu projeto pedagógico aprovado pela Resolução/UEPB/CONSEPE/0198/2018. Por conta da pandemia da Covid-19, o projeto pedagógico do curso sofreu modificações e as aulas dessa nova turma acontecerão de maneira híbrida, a fim de preservar a saúde de alunos, professores e funcionários. A modalidade presencial será realizada quando houver a retomada das atividades acadêmicas presenciais propostas pelo projeto pedagógico do curso.

O coordenador do curso, professor Gilvan de Melo Santos, disse que o edital será publicado ainda essa semana. Ao todo, serão ofertadas 60 vagas para a segunda turma do curso. As inscrições serão on-line em endereço eletrônico a ser exposto no edital. A aula inaugural da Especialização está marcada para 20 de maio, com as aulas nos dias 21 e 22 do mesmo mês. Segundo o professor Gilvan, o diferencial da Especialização é que ele é voltada não apenas para psicólogos, como também para psiquiatras e demais profissionais da saúde e educação,

Outros pontos
O Consepe também apreciou o recurso da candidata Janaína Mendonça Soares, que interpôs recurso ao Conselho referente ao pedido de revisão da prova didática do processo seletivo para contratação de professor substituto do Edital 02/2020, do Câmpus II, da UEPB. A relatoria foi do conselheiro Rafael José de Melo, que deferiu o pedido da candidata. Após longo debate, o parecer foi rejeitado.

Também foi apreciado o processo da candidata Joana Emília Paulino de Araújo Costa, que interpõe recurso ao Consepe referente ao processo seletivo para contratação de professor substituto do Edital 01/2020, do Câmpus IV, da UEPB. A candidata pediu revisão por parte da banca da prova didática do certame. A relatoria foi do professor Silvânio de Andrade, que indeferiu o recurso por entender a autonomia da banca, sendo seguido pelos demais conselheiros.

Ao término da reunião a reitora, professora Célia Regina, fez um apelo à comunidade universitária para que sejam cumpridos os protocolos de segurança em prevenção à Covid-19. Ela reforçou a importância nesse momento crítico, destacou a necessidade do uso das máscaras, do álcool em gel, e do trabalho remoto, obedecendo assim, os decretos estaduais e municipais e as orientações da Reitoria.

Texto: Severino Lopes