Consepe aprova adesão da UEPB ao SiSU 2023 e homologa as bancas do concurso público para docentes

25 de outubro de 2022

A nona reunião ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual aa Paraíba (UEPB) aconteceu de forma remota, na tarde desta terça-feira (25). Foram aprovados os pontos de adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o ano de 2023, abertura da quarta turma do Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar e a Homologação da Banca Examinadora do Edital de Concurso Público para Docente.

A reunião foi presidida pela reitora Celia Regina Diniz, com participação da vice-reitora, Ivonildes Fonseca e dos demais conselheiros. Primeiramente, foi feita a apreciação da minuta de resolução que autoriza o procedimento de adesão ao Sistema de Seleção Unificada – SiSU/MEC 2023.1 e 2023.2 e estabelece o quantitativo de vagas por cursos, pesos e notas mínimas, para ingresso nos cursos de graduação da UEPB, que teve relatoria do professor e conselheiro José Alexsandro da Silva.

Segundo o relator, a principal diferença entre a resolução deste ano está na mudança de estabelecer o Sistema de Seleção Unificada para ambas as entradas – semestre 2023.1 e 2023.2. No Processo Seletivo de acesso aos cursos de graduação da UEPB, para ingresso nos períodos letivos 2023.1 e 2023.2 será utilizado o SiSU para preenchimento das 6.288 vagas disponibilizadas. A adesão foi aprovada por unanimidade entre os conselheiros.

Concurso
O edital de concurso para docentes da UEPB foi lançado em setembro e as provas estão previstas para acontecerem em novembro. De acordo com a última divulgação da Comissão de Acompanhamento, Supervisão e Logística do Concurso Público para docente do quadro efetivo da UEPB, na quarta-feira (26) será divulgada a homologação das inscrições. Nas discussões do Consepe, previa-se que o número passe de 1.500 inscritos, um total surpreendente para as 50 vagas ofertadas.

Na reunião do Conselho, contudo, foi deliberada a homologação das Bancas Examinadoras do Edital de Concurso Público Docente Nº 001/2022, com relatoria da professora Maria do Socorro Barbosa. Após a apresentação das bancas, o documento foi aprovado pelos conselheiros.

Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar
Também foi debatido na reunião o processo do Departamento de Educação que encaminhou solicitação de abertura de nova turma do Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar, tendo como relatora a professora Josandra Araújo Barreto de Melo. O curso é coordenado pelas professoras Tatiana Cristina Vasconcelos e Maria do Socorro Moura Montenegro e contempla três linhas de pesquisa: “Contextos do Desenvolvimento Humano nos Ciclos da Vida”; “Prática Educativa e Mediação das Dificuldades de Aprendizagem”; e “Desenvolvimento Humano e Inclusão”. Em 2023 está prevista a abertura da quarta turma do curso, com 30 vagas e carga horária de 360 horas/aula.

O referido curso se fundamenta em recentes discussões sobre a formação de educadores, necessidade de oferta de educação de qualidade, de formação permanente para os profissionais da área e a exigência que lhes impõe o momento atual vivido pela educação no Brasil, agravada pela pandemia de covid-19.

Considerou-se que acontecimentos recentes da história e política brasileira deixaram à margem do processo educacional milhares de crianças e adolescentes, ampliou a pobreza, a exclusão educacional e social e a precarização do trabalho. A professora Josandra Araújo ratificou decisão da Assembleia do Departamento de Pedagogia, que aprovou por unanimidade a abertura da quarta turma da Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar, sendo ela mesma igualmente de parecer favorável. O parecer foi aprovado por unanimidade.

Texto: Juliana Rosas