Consepe aprova calendário acadêmico do semestre 2023.2 e projeto pedagógico de nova Especialização

31 de maio de 2023

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, por unanimidade, em reunião ordinária realizada nesta quarta-feira (31), o calendário acadêmico do período letivo 2023/2. Na mesma reunião, realizada por videoconferência sob a presidência da reitora Celia Regina Diniz, com a participação da vice-reitora, Ivonildes Fonseca, foram aprovadas as alterações no calendário acadêmico 2023.1, nos turnos diurno e noturno.

Inicialmente, foi aprovada a resolução editada ad referendum com alterações no calendário acadêmico do período letivo 2023.1. Basicamente, as mudanças visaram adequar algumas datas como transferência de curso, além de levar em consideração o período de inscrição dos processos seletivos de mudança de turno, transferência de Câmpus e reingresso.

Foi acrescentado o dia da publicação do edital de Monitoria, que será no dia 24 de julho. Com o ajuste, o dia 31 do mesmo mês ficou como último dia de realização das solenidades de Colação de Grau 2023/1. Anteriormente, as solenidades só seriam realizadas entre o período de 24 a 28 de julho. Segundo o professor Eli Brandão, relator dos pontos debatidos no Consepe, as alterações realizadas tiveram em vista complementação de informação, otimização dos procedimentos acadêmicos e efetividade dos mesmos.

Na sequência da reunião, os conselheiros votaram e aprovaram o calendário académico período letivo 2023/2 Este prevê a realização de 103 dias letivos, e segue os mesmos preceitos do semestre anterior. A proposta da PROGRAD contempla os prazos regulares para a realização dos procedimentos acadêmicos e leva em consideração os períodos de calendários excepcionais, por causa da pandemia da covid-19 e dos decretos federais e estaduais, segue a normalidade do ajuste entre o Calendário Acadêmico e o Calendário Civil, estabelecida desde o período 2023.1, em observância ao disposto na LDB sobre o quantitativo de 200 dias letivos, no mínimo.

Assim, as aulas terão início no dia 7 de agosto e término da unidade II no dia 2 de dezembro. O calendário reserva o período de 6 a 10 de novembro para a realização do Congresso Universitário. Já os dias de 4 a 9 de dezembro será o período destinado a reposições e exames finais, com o dia 15 do mesmo mês como término do prazo para registro de aulas e notas. O período de 18 a 22 de dezembro é destinado para a realização das solenidades de Colação de Grau 2023/2.

Conforme destacou o professor Eli Brandão em seu parecer, como os 45 dias de férias docentes foram gozadas no início do ano, a UEPB terá o recesso de aulas, mas não das atividades acadêmicas, de modo que esse período de julho até o início das aulas em agosto ficará reservado para o planejamento acadêmico, reuniões e eventos.

Especialização em Gerontologia e Funcionalidade
Por unanimidade, o Consepe também aprovou o Projeto Pedagógico Curricular da Especialização em Gerontologia e Funcionalidade. A proposta encaminhada pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP), e proposto pelo Departamento de Fisioterapia, foi relatada pela conselheira Maria do Socorro Barbosa.

A proposta, conforme destacou a professora Socorro Barbosa em seu parecer, possibilita articulação entre a UEPB, Prefeitura Municipal de Campina Grande e Instituições de Longa Permanência. A Especialização tem uma totalidade de 420 horas, organizada em 16 módulos, distribuídos em 18 disciplinas, com duração prevista para até 18 meses.

O curso oferta 30 vagas a princípio, com previsão de início e término ainda a ser definido, e com público-alvo os profissionais com Graduação na área de Saúde. Conforme estabelece o projeto aprovado, as aulas terão momentos presenciais e a distância. O curso fará uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, com momentos síncronos e assíncronos conforme diálogos a serem realizados entre a gestão do curso e docentes. No que se refere às instalações físicas para funcionamento do curso, as aulas serão realizadas nas dependências do Departamento de Fisioterapia.

Quanto ao corpo docente, este será formado por 16 professores, sendo 11 doutores e seis Mestres. A professora Socorro Barbosa considerou de fundamental importância capacitar pessoas qualificadas na área da Gerontologia com o objetivo de intervir nessa realidade de forma a melhorar as condições de saúde e de qualidade de vida dos mais envelhecidos e promover um envelhecimento ativo.

Ela acrescentou que a prática permite ver o idoso como um ser único que necessita de um conjunto de ações que vão além do âmbito reabilitador ou curativo, possibilitando uma atenção integral em qualquer área de atenção à saúde.

Após a aprovação, a reitora e vice-reitora, Célia Regina e Ivonildes Fonseca, respectivamente, destacaram a importância do curso, visto que existe uma demanda para esse setor. “Parabéns ao Departamento de Fisioterapia. Parabéns a UEPB. O Departamento vai oferecer a toda a população, além do curso, atendimento na Clínica de Fisioterapia da melhor qualidade que a gente puder. Da mesma forma tenho certeza que será este curso”, destacou a reitora Celia Regina.

Texto: Severino Lopes