Consepe aprova normatização da criação e do funcionamento das Ligas Acadêmicas na Universidade Estadual

15 de maio de 2024

Em reunião ordinária realizada na manhã desta quarta-feira (15), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, por unanimidade, a autorização e normatização da criação e do funcionamento das Ligas Acadêmicas na UEPB. A reunião, 4ª ordinária do ano, foi realizada de forma on-line e transmitida pelas plataformas oficiais da UEPB, sob a presidência da reitora Celia Regina Diniz, com a participação da vice-reitora, Ivonildes Fonseca e demais conselheiros.

A proposta encaminhada pela Pró-reitoria de Extensão (PROEX) foi relatada pela professora Vagda Gutemberg Gonçalves, que destacou em seu parecer que a regulamentação de autorização e criação de Ligas Acadêmicas na UEPB era necessário tendo em vista que estas já são existentes nesta Instituição. Atualmente, sabe-se da existência de pelo menos 11 Ligas, sendo nove vinculadas a estudantes do curso de Odontologia, uma a estudantes do curso de Farmácia e uma a estudantes do curso de Enfermagem.

Ao emitir o parecer favorável, a professora Vagda que também é pró-reitora de Graduação, classificou como uma necessidade de padronização dos procedimentos de criação e normas de funcionamento das Ligas Acadêmicas na UEPB. Para ela, as Ligas Acadêmicas consistem em espaços de atuação dos discentes matriculados na Instituição e suas criações materializam o princípio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação.

Na UEPB, as Ligas Acadêmicas devem estar vinculadas à Pró-reitoria de Extensão (PROEX), conforme estabelece o artigo 4º do texto aprovado e ser coordenadas por um docente na perspectiva de garantia de sua continuidade, após os fundadores concluírem seus cursos. Conforme historiou a professora Vagda Gutemberg, as Ligas surgem como “fenômeno de articulação e mobilização de indivíduos ou grupos em torno de uma necessidade ou carência”.

Uma Liga Acadêmica, conforme explicou a relatora, constitui-se num grupo de estudantes que se reúnem, de forma autônoma, sem finalidade lucrativa, junto à instituição de ensino ao qual estão vinculados, na busca de complementação/incremento da formação recebida, de modo a promover a realização de atividades ancoradas nos pilares do ensino, pesquisa, extensão e inovação.

A pró-reitora de Extensão, professora Socorro Barbosa, ressaltou que a preocupação da PROEX era com a normatização, criação, funcionamento e institucionalização das Ligas. Ela também garantiu que a Pró-reitoria vai fazer o devido acompanhamento das ações para conferir a sociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. A reitora Celia Regina observou que a regulamentação das Ligas era um desejo antigo da Instituição, agora concretizado.

Texto: Severino Lopes