Consepe aprova nova turma de especialização, criação do PIVEX e atualização do regimento da Extensão

26 de agosto de 2024

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou reunião ordinária na tarde desta segunda-feira (26), via videoconferência. Na ocasião, foram aprovadas abertura de nova Turma do Curso da Especialização em Gestão Pública, proposta de criação do Programa Institucional de Voluntários de Extensão (PIVEX) e atualização do Regimento da Extensão da UEPB.

O processo que encaminhou proposta de abertura da quarta turma do Curso de Especialização em Gestão Pública na modalidade a distância teve relatoria da conselheira Kelina Bernardo da Silva, que deu parecer favorável e foi, em seguida, aprovada por unanimidade.

Especialização
O curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Pública será oferecido pela Pró-reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD) e será financiado com recursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O curso contempla quatro linhas de pesquisa: Gestão estratégica e operações no setor público; Marketing, inovação e prospecção; Políticas sociais e gestão pública; Responsabilidade social e sustentabilidade.

A especialização está prevista para acontecer de outubro de 2024 a fevereiro de 2026, com 390 horas/aula, oferecendo, ao todo, 150 vagas, assim distribuídas: 50 vagas para Campina Grande; 25 vagas para João Pessoa; 25 vagas para Livramento; 25 vagas para Pombal e 25 vagas para São Bento.

No projeto, destaca-se que o papel reservado aos cursos de especialização em Gestão Pública é de grande importância, na medida em que os especialistas egressos estarão capacitados a intervirem na realidade social, política e econômica e tem por objetivo a qualificação de pessoal de nível superior visando ao exercício de atividades gerenciais. Candidatos selecionados terão a oportunidade de expandir o conhecimento adquirido, formando e capacitando outras pessoas nas cidades e regiões de onde são originários.

PIVEX
A relatoria da proposta de criação do Programa Institucional de Voluntários de Extensão ficou a cargo da Conselheira Maria da Conceição Almeida. Seu relato afirmou que a extensão universitária se apresenta como um processo educativo, cultural e científico, que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade, além de uma atividade acadêmica fundamental na formação de discentes e no desenvolvimento das atividades profissionais de docentes e técnicos-administrativos.

Considerando, entre outros, que o número de projetos submetidos anualmente à seleção do Programa de Bolsa de Extensão (PROBEX) é sempre superior ao número de bolsas ofertadas com recursos próprios pela instituição e a necessidade de disciplinar a prática das atividades voluntárias de extensão por parte dos discentes regularmente matriculados na UEPB, a professora Maria da Conceição apresentou parecer favorável à proposta, seguida de debates e aprovação por unanimidade.

Atualização de regimento
Por fim, o conselheiro José Jamilton Rodrigues dos Santos relatou a proposta de atualização do Regimento da Extensão da UEPB. O professor apresentou seu parecer favorável à atualização, considerando os ajustes e considerações pertinentes apresentadas em sua leitura, baseadas em legislações vigentes. O parecer foi aprovado por unanimidade e apontado como necessário por conselheiros e pela pró-reitora de Extensão, professora Socorro Barbosa.

Esta reunião do Consepe foi presidida pela reitora Celia Regina Diniz, atendida pela vice-reitora Ivonildes Fonseca, demais conselheiros e transmitida ao vivo pela Rede UEPB no Youtube.

Texto: Juliana Rosas