Consepe aprova prorrogação de prazo na pós-graduação e projeto pedagógico de curso EaD em Pedagogia

29 de março de 2023

Na tarde desta quarta-feira (29), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou reunião ordinária do seu Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) por videoconferência. A atividade foi presidida pela reitora, professora Celia Regina Diniz, com participação da professora Ivonildes Fonseca, vice-reitora, e demais conselheiros.

Entre outros pontos, foram apreciados os processos: proposta de conversão da Portaria Nº 001/2023 em Resolução do Consepe, que trata de facultar aos colegiados dos Programa de Pós-graduação Stricto Sensu a possibilidade de prorrogação excepcional dos prazos de conclusão de cursos, com relatoria do conselheiro Sérgio D’Ávila Lins Bezerra; proposta de Projeto Pedagógico Curricular (PPC) de Pedagogia na modalidade de educação a distância, relatoria da conselheira Maria do Socorro Moura Montenegro.

O processo encaminhado pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP) e avaliado pelo professor Sérgio D’Ávila foi motivado, segundo o professor e pró-reitor da PRPGP, Francisco Jaime Bezerra, entre outros, por casos reais que necessitavam de prorrogação mas que não possuíam um arcabouço jurídico para amparar os programas, bem como por já haver universidades que, devido ou não à pandemia, ampliaram os prazos de defesa de dissertações e teses de estudantes de pós-graduação.

A proposta não amplia automaticamente os prazos, mas faculta aos programas aprovar ou não a extensão de conclusão do curso em casos excepcionais. O parecer do professor Sérgio foi favorável à proposição e foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros participantes.

A Pró-reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD) encaminhou a proposta de Projeto Pedagógico Curricular (PPC) de Pedagogia na modalidade de educação a distância. A oferta do curso será realizada em convênio com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES-PB) e visa atender, especialmente, professores que atuam na educação básica e que não possuem nenhuma formação superior, bem como aqueles que desejam obter outra graduação ou segunda licenciatura. Serão ofertadas 1500 vagas, distribuídas entre os municípios da Paraíba, e funcionará na modalidade a distância tendo aulas síncronas aos sábados. A professora Maria do Socorro Moura Montenegro relatou a proposta e concedeu parecer favorável, que foi aprovado por unanimidade após discussão.

Texto: Juliana Rosas