Consepe aprova resolução que atualiza processo para concessão de bolsas de extensão na Universidade Estadual

8 de outubro de 2019

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em reunião realizada na manhã desta terça-feira (8), no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Bodocongó, e presidida pelo vice-reitor, Flávio Romero Guimarães, aprovou Resolução que atualiza o processo para concessão de bolsas de extensão na Instituição.

A proposta, relatada pela professora Dóris Nóbrega, revoga uma Resolução anterior, de 2012, e está em consonância como Regimento de Extensão da UEPB e com outras duas resoluções do Consepe. A nova redação ratifica os critérios e condições para a concessão das bolsas. Para concorrer ao benefício, o aluno deve estar cursando entre o 2º e 9º período do curso na Instituição e ter o Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRE) igual ou superior a 7,0 (sete).

O aluno também deve ter disponibilidade de 12 horas semanais para desenvolver o exercício das atividades extensionistas. Ele também não pode acumular bolsas nem possuir atividade remunerada. O programa é desenvolvido por meio de edital e cada projeto tem direito a uma bolsa. A partir de agora, cada programa de extensão pode abarcar, no máximo, 10 projetos vinculados. A Resolução antiga não estabelecia limites, o que, segundo o pró-reitor de Extensão, professor José Pereira, tornava mais complexo o seu funcionamento.

Professor Pereira enfatizou que o novo texto não faz modificação estrutural na proposta do Edital PROBEX, mas foi proposto pela Pró-Reitoria de Extensão como forma de fazer uma atualização nas normas. Ele lembrou que nos próximos 15 dias será lançado um novo edital para projetos de extensão. Todas as bolsas do edital são financiadas com recursos exclusivos da UEPB.

Texto: Severino Lopes