Consepe atualiza Regimento Interno do Polo 048 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

17 de junho de 2024

Em reunião ordinária realizada na tarde desta segunda-feira (17), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, por unanimidade, a proposta de atualização do Regimento Interno do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF).

A reunião, 5ª ordinária do ano, foi realizada de forma on-line e transmitida pelas plataformas oficiais da UEPB, sob a presidência da reitora Celia Regina Diniz, com a participação da vice-reitora, Ivonildes Fonseca e demais conselheiros.

A proposta de atualização de Regimento Interno do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física foi relatada pela conselheira Ana Paula Araújo Almeida, que em seu parecer destacou que o novo regimento é fruto do trabalho contínuo do núcleo do programa, juntamente ao colegiado, objetivando promover a adequação normativa com vistas à realidade institucional e acadêmica no que se refere à política de Pós-graduação Stricto Sensu.

O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física é um Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Física em Rede Nacional e é operado sob a égide do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física, com a UEPB como Instituição associada. O polo 048 integra o MNPEF, sendo uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF). O Polo Campina Grande foi aprovado pela Comissão de Pós-graduação do MNPEF, adequando-se às suas normas regimentais e iniciou suas atividades em 2015 com base na RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/0138/2015.

Tendo como objetivo capacitar em nível de mestrado professores(as) da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos e técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula. O regimento interno do Mestrado segue norteando todos os seus atos pela Resolução/UEPB/CONSEPE/008/2023, que aprova as atualizações no Regimento Geral da Pós-graduação stricto sensu da UEPB.

O pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime, destacou a relevância da proposta. Ele enfatizou que ela dá amparo legal ao regimento da pós-graduação, e sinaliza que os programas da PRPPG estão em sintonia com as mudanças solicitadas pelo polo da rede da qual a UEPB faz parte. Segundo ele, trata-se de ajustes pontuais para se adequar às exigências da rede, o que demonstra que a instituição tem interesse em continuar integrando o Polo 048.

“Nós somos um polo da rede. Escolhemos fazer parte da rede e obrigatoriamente todas as mudanças que acontecem em nível nacional, as instituições associadas precisam que aprovar”, explicou.

Texto: Severino Lopes