Consuni atualiza Prêmio de Teses e Dissertações Rosilda Alves e amplia número de trabalhos premiados

8 de agosto de 2025

Reconhecimento ao legado de uma docente e valorização da produção científica dos(as) pesquisadores(as). O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) atualizou, em reunião ordinária, realizada na tarde desta quinta-feira (8), os termos da resolução que criou o Prêmio UEPB de Teses e Dissertações Rosilda Alves Bezerra. A reunião foi realizada por videoconferência e transmitida ao vivo pelo YouTube sob a presidência da reitora Celia Regina Diniz, com a participação da vice-reitora Ivonildes Fonseca.

A proposta, aprovada por unanimidade, encaminhada pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP), revogou a RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/030/2022, e foi relatada pela conselheira Edna Maria Nóbrega Araújo, que destacou em seu parecer a importância da iniciativa para incentivar a produção científica na UEPB. A professora Edna Maria destacou o legado da professora Rosilda Alves e o que ela representou para a pesquisa do Centro de Humanidades, Câmpos III, em Guarabira e para a pós-graduação na Instituição.

Em sua origem, a minuta da Resolução da PRPGP propôs uma atualização normativa que visa adequar o regulamento do o Prêmio UEPB de Teses e Dissertações Rosilda Alves Bezerra as necessidades institucionais atuais, destacando a intenção de promover a valorização da pesquisa científica e tecnológica da Instituição. Basicamente, a mudança decorre de modificações pontuais em determinados artigos, notadamente nas considerações iniciais e no artigo 2°, com o propósito de ajustar o regulamento às demandas contemporâneas.

Entre as principais mudanças, destaca-se a inclusão nas considerações iniciais da necessidade de estimular a excelência na pesquisa científica e tecnológica, ampliar a visibilidade das teses de dissertações defendidas nos Programas de Pós-graduação da UEPB e oportunizar o acesso ao prêmio por um público mais diversificado. A nova redação amplia o número de trabalhos premiados, que serão definidas em edital, buscando assim, conforme destacou a professora Edna Maria em seu parecer, fortalecer o reconhecimento e o estímulo à produção acadêmica qualificada, beneficiando o número maior de pesquisadores e grupos de pesquisa. O texto aprovado também enfatiza o compromisso da iniciativa com a ética e a resolução social.

Rosilda Alves Bezerra foi docente do Departamento de Letras e Educação do Centro de Humanidades (CH) de 2002 a 2021, no qual exerceu a Chefia e a Coordenação do curso de Licenciatura em Letras (Português). Na Pós-graduação, foi coordenadora da Especialização em Literatura e Cultura Afro-brasileira, docente fundadora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade e do Mestrado Profissional em Letras. Com pesquisas voltadas para as áreas de Literatura e Intermidialidade e Literaturas da Diáspora, orientou diversos trabalhos de conclusão de curso de graduação, de mestrado e de doutorado. Era coordenadora geral da Pós-graduação stricto sensu da UEPB quando do seu falecimento, em 21 de fevereiro 2021, em decorrência da covid-19.

O Prêmio UEPB de Teses e Dissertações Rosilda Alves Bezerra é concedido anualmente às teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas e aprovadas em programas de pós-graduação da UEPB, selecionadas e classificadas entre primeiros, segundos e terceiros lugares, sendo considerado como referência o ano imediatamente anterior à defesa e o processo de seleção feito por meio de publicação de edital específico para este fim pela PRPGP. A iniciativa consiste em outorga de certificado de premiação ao(a) autor(a), ao(a) orientador(a) da tese e/ou da dissertação escolhida e ao programa de pós-graduação do qual ela decorre, com indicação para publicação junto à EDUEPB.

A reitora Celia Regina observou que a UEPB precisa sempre que necessário atualizar a legislação para se adequar a realidade. A vice-reitora Ivonildes Fonseca destacou a relevância do Prêmio e a contribuição e o legado da professora Rosilda Alves Bezerra, tendo atuado na produção científica com muito entusiasmo e vigor. Ela ressaltou que a homenagem é um reconhecimento ao legado deixado pela docente e por tudo que ela plantou e cultivou na Instituição.

Texto: Severino Lopes