Consuni aprova concessão da medalha de mérito universitário ao secretário de Educação do Estado da Paraíba

1 de dezembro de 2022

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, em reunião realizada nesta terça-feira (29), a concessão da medalha de mérito universitário ao secretário da Educação e da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, professor Cláudio Benedito Silva Furtado. A aprovação se deu por base na Resolução Consuni/010/2010 que determina as honrarias concedidas pela Universidade Estadual. A medida está registrada a partir da Resolução/UEPB/CONSUNI/049/2022.

A proposta, aprovada por unanimidade, foi colocada em pauta através da presidente do Conselho, a reitora Celia Regina Diniz, a partir da resolução que delibera sobre títulos honoríficos e seus critérios de outorga. Dentre as possibilidades de reconhecimento de louvor, a medalha de mérito universitário é destinada às pessoas da comunidade acadêmica nacional por ações que tenham se destacado pela excelência de serviços prestados à UEPB.

Durante a justificativa apresentada pela professora Celia Regina, a concessão desta honraria destaca a experiência acadêmica e a ação dedicada de pessoas que são comprometidas com a Educação. Segundo ela, o secretário Cláudio Furtado tem exercido uma postura decisiva no campo do empenho, sensibilidade e boa vontade para que grandes feitos fossem alcançados.

“A atuação do professor Cláudio Furtado foi determinante para que um novo momento de relações bilaterais se tornasse possível entre a UEPB e o Governo da Paraíba. Sua gestão nos favoreceu a segurança institucional necessária e merece nossa deferência pelo significado de atuação. Com ele, construímos um diálogo exitoso com o Governo do Estado graças a liderança e capacidade do secretário para mediar situações complexas e viabilizar oportunidades para a UEPB, tanto no plano de questões salariais, quanto de investimento em editais de apoio para a ciência, tecnologia e inovação lançados pela FAPESQ”, destacou a reitora da Universidade Estadual da Paraíba.

Ainda durante a sua fala direcionada aos conselheiros e conselheiras, a professora Celia Regina acrescentou que a partir das ações institucionais do secretário, a UEPB foi contemplada com a descentralização de recursos que possibilitaram um investimento em equipamentos, bolsas de pesquisa, maquinários, veículos, entre outros.

“Por conta da iniciativa do secretário Cláudio Furtado nossas escolas técnicas receberam equipamentos diversos para o ensino, pesquisa e extensão, veículos, a exemplo de tratores e ônibus, houve uma modernização também dos laboratórios, compra de computadores, material de escritório, uma série de bens que melhoraram significativamente o nosso acervo e patrimônio. Tudo isso a partir do aporte de R$ 7 milhões executados no ano de 2021, e ainda com a previsão de uma descentralização de cerca de R$ 9 milhões para 2022”, acrescentou.

Com a aprovação pelo Consuni da concessão da medalha de mérito universitário para o secretário da Educação e da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, professor Cláudio Furtado, a Universidade Estadual da Paraíba organizará a solenidade de homenagem que será marcada em tempo oportuno.

O homenageado
O professor Cláudio Benedito Silva Furtado possui graduação, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem experiência na área de Física, com atuação nas áreas de Física com a Matéria Condensada e Teoria de Campos em Espaços Curvos. Foi chefe do Departamento de Física e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPB, exerceu a presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba, em março de 2017 foi eleito vice-presidente do Conselho de Fundações de Amparo à Pesquisa do Brasil, com mandato até março de 2019.

Em janeiro de 2019 foi nomeado secretário executivo de Ciência, Tecnologia do Estado da Paraíba, atualmente é coordenador da implantação da rede paraibana de auto desempenho e do projeto de pavimentação digital do Estado da Paraíba, que visa implantar uma rede de fibra ótica para atender as instituições de pesquisa do Estado. O secretário ainda tem atuado na implantação de projetos na área de apoio à cultura do empreendedorismo a empresas no Estado da Paraíba, é conselheiro do Sebrae, atua como conselheiro titular do GGIDR representando o setor do Governo, e desde outubro de 2019 assumiu a Secretaria de Educação, da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba.

Texto: Givaldo Cavalcanti