Consuni aprova criação de Pós-graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos

1 de julho de 2025

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, em reunião ordinária, realizada na manhã desta terça-feira (1º), por videoconferência e transmitida ao vivo pelo YouTube , sob a presidência da reitora Celia Regina Diniz, a criação do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (PPGDITM), na modalidade doutorado, e em Rede com outras IES do país.

A proposta oriunda do Departamento de Farmácia, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e relatada pelo professor Adeilson da Silva Tavares, insere a UEPB no programa que funcionará em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE.)

O curso de Pós-graduação stricto sensu será na modalidade semipresencial e vinculado ao CCBS da UEPB. O curso será coordenado pelo professor Bolívar Ponciano Goulart de Lima Damasceno e pela professora Flávia Carolina Alonso Buriti, respectivamente coordenador e coordenadora adjunta.

Em seu parecer, o professor Adeilson da Silva destacou que a criação do doutorado está em conformidade com os trâmites legais e institucionais cabíveis e apresenta-se como um programa de pós-graduação que fortalece e engrandece a Universidade Estadual da Paraíba na área de Farmácia. A quantidade de vagas e abertura de inscrição para a primeira turma serão divulgados no edital, ainda sem data de lançamento, estando dependendo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A reitora Celia Regina parabenizou o Consuni pela aprovação e destacou o esforço e o empenho do grupo de professores(as) envolvido(as) na construção da proposta e que já trabalham de forma coesa no Programa de Pós-graduação em Farmácia. “Parabenizo o Departamento de Farmácia e a todas as pessoas envolvidas. Quem ganha com isso é a nossa Universidade. É um avanço gigante ir para um doutorado em rede, já que a gente tem um mestrado forte em Farmácia, e certamente o conceito tende a aumentar. Acredito que com esse curso a UEPB avança muito mais na qualidade e na excelência do ensino da graduação e da pós-graduação”, destacou a reitora.

Texto: Severino Lopes