Consuni aprova criação do Observatório Astronômico da Paraíba e demandas da Pró-reitoria de Pós-graduação
A reunião desta segunda-feira (24) do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) debateu sobre pautas importantes que consolidaram o avanço da Instituição nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e tecnologia. Os(as) conselheiros(as) foram favoráveis a instituição do Regimento Interno de utilização e ocupação da Central de Laboratório Multiusuário da UEPB, adesão ao Doutorado Profissional de Matemática em Rede Nacional, criação da Especialização em Paleontologia e Conservação do Patrimônio, além da criação do Observatório Astronômico e do Geoespaço da Paraíba.
Realizada por videoconferência e transmitida ao vivo pelo YouTube via Canal Rede UEPB, sob a presidência da reitora Celia Regina Diniz, com participação da vice-reitora Ivonildes Fonseca e demais conselheiros e conselheiras, a reunião desta tarde apreciou demandas propostas pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, como também definiu a criação do Observatório Astronômico que será inaugurado na manhã desta quarta-feira (26). O espaço de estudos do espaço está localizado na zona rural do município de Juazeirinho.
O Observatório Astronômico e do Geoespaço da Paraíba é vinculado ao Departamento de Física, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UEPB, e funcionará como um centro de referência para pesquisa, desenvolvimento, ensino e extensão nas áreas de geociências, astronomia e ciências correlatas. O relator do processo foi o conselheiro Altamir Souto Dias que, em seu parecer, recomendou alterações à minuta do Regimento no que diz respeito a ajustes que deixam mais clara a redação de alguns artigos.
O conselheiro apontou as atribuições e competências do Observatório, como também destacou as ações de promoção da cultura científica e tecnológica do aparelho, em especial junto da população escolar, bem como a proposta de promover outras formas de divulgação da sua atividade que projetem nacional e internacionalmente a UEPB. O professor Altamir Souto ratificou a importância do Observatório, fazendo o justo registro do mérito do Grupo de Pesquisa Física da Atmosfera na viabilização da parceria entre a UEPB, Observatório Astronômico de Xangai e a Academia Chinesa de Ciências (SHAO-CAS). O parecer foi aprovado por unanimidade pelos(as) conselheiros(as).
Propostas da Pós-graduação
Os demais pontos apreciados nesta reunião do Consuni tiveram como requerente a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP). O primeiro teve a relatoria da conselheira Maria de Fátima Aquino, que apresentou seu parecer para aprovação e instituição do Regimento Interno de utilização e ocupação da Central de Laboratório Multiusuário (LABMULTI) da Universidade Estadual da Paraíba, medida que revoga a Resolução/UEPB/CONSUNI/007/2021.
Durante sua explanação, a conselheira destacou que o LABMULTI foi fruto de um subprojeto aprovado no âmbito do Edital 01/2011 CTINFRA FINEP, cujo objeto da proposta consistiu na criação de uma área física para permitir o desenvolvimento integrado e interdisciplinar das atividades de pesquisa e Pós-graduação. Além disso, ela apontou que a formalização da normatização dos critérios de utilização e ocupação do LABMULTI, como Regimento Interno, revelava-se necessária, uma vez que este é um instrumento fundamental para a consolidação da estrutura administrativa, ao regulamentar o funcionamento dos órgãos visando o cumprimento de sua função pública.
Outro ponto apreciado foi a adesão ao Doutorado Profissional de Matemática em Rede Nacional, em associação em rede, e de adesão ao Regimento Nacional da Pós-graduação da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O conselheiro responsável foi o professor Gustavo Henrique Esteves. Ele apontou o nível de maturidade e de excelência alcançado pelo grupo de professores que compõem atualmente o mestrado do PROFMAT, o que resultou na seleção do polo da UEPB para compor o grupo inicial de seis instituições para a proposta da SBM para o Doutorado Profissional em Matemática em Rede Nacional, o que mostra a importância e relevância do PROFMAT-UEPB e da própria Instituição no cenário nacional.
Já a pauta sobre a criação do curso de Especialização em Paleontologia e Conservação do Patrimônio foi relatada pelo conselheiro José Luiz Cavalcante. Em seu parecer, o docente destacou que o curso terá o trabalho conjunto entre UEPB, Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES-PB) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), objetivando a qualificação de professores(as) de história, geografia e áreas afins, contribuindo para a preservação do patrimônio nacional e do patrimônio paleontológico e histórico do sertão da Paraíba.
O conselheiro observou que a Paleontologia, enquanto área do conhecimento científico, tem como principal problemática o estudo da vida e dos seres vivos em tempos remotos e que pode contribuir a compreensão de soluções que se conectam com presente o futuro do nosso planeta. O entendimento do conselheiro foi para a aprovação do curso que deverá ofertar 30 vagas, com carga horária de 490 horas, com um ano e quatro meses de duração, além de dispor de 10 componentes curriculares e o Trabalho de Conclusão de Curso.
Estes três pontos de pauta foram aprovados por unanimidade pelos(as) conselheiros(as) do Consuni. A reitora Celia Regina Diniz e a vice-reitora Ivonildes Fonseca demonstraram satisfação com a aprovação das pautas e parabenizaram os(as) conselheiros(as) pelos pareceres, apontando o salto em qualidade em diversas áreas que a Universidade confirmou nesta reunião. Celia Regina destacou a continuidade da parceria com o Governo do Estado e a consolidação de pesquisas de ponta na UEPB, enquanto Ivonildes confirmou a possibilidade de alcance de projetos de pesquisa e de extensão em áreas essenciais.
Texto: Givaldo Cavalcanti