Consuni aprova unificação dos mandatos das Direções de Centro e Escola Técnica do Câmpus de Catolé do Rocha

3 de agosto de 2023

Em sétima reunião ordinária do ano, o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (3), a unificação dos mandatos das Direções de Centro e Escola Técnica, Chefias de Departamentos e Coordenações de Cursos do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), Câmpus IV, em Catolé do Rocha.

A reunião, realizada on-line, com transmissão pelo Canal Rede UEPB no YouTube, foi presidida pela reitora Celia Regina Diniz, com a participação da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca e demais conselheiros.

A proposta encaminhada pelo Câmpus IV estabelecendo a unificação dos mandatos foi amplamente debatida. A relatoria foi do conselheiro José Félix de Brito Neto, concedido pedido de vistas à professora Martha Simone Cavalcanti. A discussão girou em torno das decisões a serem tomadas para garantir a unificação, que foram a prorrogação dos mandatos atuais que se encerram no final de 2023, ou a redução dos mandatos dos futuros diretores até igualar o calendário eleitoral no Câmpus.

A proposta aprovada contemplando o parecer da professora Marta e do professor Félix, foi a que reduz o mandato dos diretores de Centro e Direção de Escola na próxima eleição, excepcionalmente para igualar as eleições gerais para todos os cargos. O tempo de encurtamento do mandato será de acordo com o período entre uma eleição e outra como forma de resolver um problema pontual do Centro. Para isso, uma Resolução específica será criada.

“Estou convencido de que é preciso resolver essa problemática que no momento assola o Câmpus I. Para isso, ao meu ver, o melhor caminho é a unificação dos mandatos para todos os cargos eletivos naquele Câmpus, Direção de Centro, Direção de Escola, Chefes de Departamento, Coordenação dos cursos e representantes. Para tanto, sugiro a redução do mandato dos próximos diretores eleitos para unificar com os dos atuais cargos eletivos daquele Câmpus”, disse o professor Félix em seu parecer.

O diretor do Câmpus IV, professor Edivan da Silva Nunes Júnior, defendeu a aprovação da proposta e lembrou o desgaste que uma eleição gera, principalmente nas relações humanas. Como solução, para unificar as eleições no CCHA, ressaltou que a solução seria a postergação dos cargos atuais ou redução dos mandatos futuros até unificar todos os cargos.

Com a decisão, os ocupantes de cargos atuais não terão os mandatos estendidos. Em compensação, os mandatos a serem conferidos na próxima eleição terão um tempo curto até unificar o pleito no Câmpus. Ao término da votação a reitora Celia Regina destacou a forma como o Consuni equalizou a questão. “Foi uma discussão complexa, mas o nosso Conselho existe para isso. Para a gente enfrentar situação difíceis, mas também conseguir legislar sobre elas”, observou.

Outras votações
O Consuni também aprovou proposta do Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP) que revogou da Resolução/UEPB/CONSUNI/020/2005, que aprova o Regulamento Geral dos Cursos e Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Estadual da Paraíba. A relatoria foi do conselheiro Cleber Ibraim Salimon, que lembrou em seu parecer que a proposta foi revogada após aprovação de uma nova Resolução que versa sobre o tema, no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

O Consuni também aprovou, por unanimidade, a abertura do curso de Especialização Lato Sensu em Aquisição da Linguagem Oral e Escrita, do Centro de Humanidades (CH), Câmpus III de Guarabira. Na semana passada, o Projeto Pedagógico da Especialização foi aprovado pelo Consepe, enviado pelo Departamento de Letras do CH.

Foi aprovado ainda as propostas da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) que altera as Resoluções UEPB/CONSUNI 023/2022 e 024;2022, que criaram os cursos superiores de graduação em Tecnólogos em Ciência de Dados (TecCD) e Tecnologia em Análises de Desenvolvimento de Sistemas vinculados ao Centro de Ciências e Tecnologias (CCT) e o Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA).

Os cursos, já aprovados pelo Consuni em maio de 2022, serão ofertados no Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), Câmpus V, em João Pessoa. Entre as alterações, o texto estabelece que os dois cursos ofertarão até 180 vagas para o curso integral matutino e vespertino. Antes, o limite era de 100 vagas. A carga horária total também foi corrigida. O curso de Tecnólogos e Ciência de Dados passou de 2.400 horas para 2.370 horas, enquanto o curso de Tecnologia em Análises de Desenvolvimento de Sistemas, passou de 2.400 horas para 2.315 horas.

Texto: Severino Lopes