Consuni homologa relatório com resultado de Consulta Eleitoral para Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba

Consuni homologa relatório com resultado de Consulta Eleitoral para Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba
18 de junho de 2024

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, por unanimidade, em reunião ordinária realizada na tarde desta terça-feira (18), o relatório da Comissão Eleitoral contendo o resultado da consulta para os cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no quadriênio 2024-2028.

A reunião, 5ª ordinária do ano, foi realizada on-line com transmissão pelo Canal Rede UEPB no YouTube, foi presidida pela reitora Celia Regina Diniz, com a participação da vice-reitora Ivonildes Fonseca. A apresentação do relatório foi feita pelo presidente da Comissão, professor Adeilson Tavares, e que também foi composta pela professora Mary Dayane Souza (titular) e Sérgio Cabral (suplente).

O documento composto por 12 sessões contém todas as resoluções e decisões referentes ao pleito, a exemplo da Resolução que estabeleceu as normas complementares à realização de consulta online à comunidade acadêmica. O relatório aprovado retrata todo o cronograma do pleito eleitoral, como Composição da Comissão Eleitoral e Técnica, o Edital da Consulta e Calendário Eleitoral, Normas Complementares e Cronograma do Sistema Helios Voting, Inscrições das chapas realização das Eleições-Teste feitas antes da consulta que serviram como espécie de treinamento junto à comunidade universitária, credenciamento dos representantes das chapas concorrentes e observadores externos, finalizando com o debate eleitoral e o sorteio das ordens das chapas.

O relatório destacou ainda outros pontos como a parte destinada para os eleitores aptos a participar do pleito, o processo de inseminação das urnas, a realização da Consulta Eleitoral 2024, o resultado do pleito e as disposições finais. Ao término do relatório, o presidente Adeilson Tavares enfatizou que Comissão Eleitoral desenvolveu os seus trabalhos de forma ética, transparente e legal, sempre buscando o tratamento isonômico na relação com as chapas concorrentes, bem como dando ampla publicidade dos seus atos a todas as partes interessadas da Consulta Eleitoral 2024.

A consulta eleitoral foi realizada no último dia 13 de junho, on-line por meio do Sistema Helios Voting. A Chapa 1 “UEPB Forte e Inclusiva”, formada pelas professoras Celia Regina e Ivonildes Fonseca, venceu o pleito com 72,1% do total de votos, recebendo 499 votos dos docentes, 434 dos(as) técnicos(as) administrativos(as) e 2.266 dos discentes. A chapa 2 “Acolher um Novo Tempo”, formada pelo professor José Joelson Pimentel de Almeida e pela professora Jacqueline Echeverría Barrancos, obteve 2.184 votos, 26,86%, com 109 votos de docentes, 88 de técnicos(as) e 1.987 de estudantes, o que representou 26.8% do total dos votos.

A reitora Celia Regina agradeceu ao trabalho da Comissão Eleitoral e Técnica pelo zelo e transparência e por ter trabalhado durante todo o processo com muita ética. A vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca também agradeceu à Comissão pelo trabalho bem como, a toda a comunidade universitária e garantiu muita disposição para vencer os próximos desafios e renovar as esperanças de dias melhores em defesa de uma universidade pública e de qualidade.

A reitora Celia Regina Diniz, reeleita juntamente a professora Ivonildes Fonseca para conduzir os destinos da UEPB por mais quatro anos, fez um agradecimento especial à comunidade universitária. Ela ratificou que a votação expressiva obtida nas urnas só aumenta a sua responsabilidade e o compromisso de continuar trabalhando para a UEPB avançar no ensino, na pesquisa, extensão, cultura e inovação como universidade referendada.

O professor Adeilson Tavares também fez um agradecimento a todos os membros das Comissões Eleitoral e Técnica. Ele também fez uma avaliação da consulta eleitoral e destacou que o pleito transcorreu tranquilo e sem nenhum problema que viesse comprometer a sua realização.

Paraninfos semestre 2024.1
Na mesma reunião o Consuni também aprovou, por unanimidade, a relação de paraninfos das turmas para as Solenidades de Colação de Grau da UEPB referentes ao semestre 2024/1. A relatoria foi da conselheira Carolina Coeli Rodrigues Batista de Araújo. Em seu parecer, a professora Carolina Coeli ressaltou que a escolha dos paraninfos é decidida de forma democrática nos Centros, sendo referendada pelo Consuni.

Conforme a lista apresentada, votada e aprovada pelo Conselho Universitário, a professora Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino, será a paraninfa das turmas dos câmpus I (Campina Grande), II (Lagoa Seca) e VII (Araruna). A professora Aretuza Candeia de Melo foi escolhida como paraninfa das turmas do Câmpus VII (Patos). Ainda no Sertão, o professor Claudio Benedito Silva Furtado será o paraninfo da turma da Unidade Acadêmica de Energia Renováveis que funciona no Polo de Sousa, enquanto o professor Francisco Ademilton Vieira Damaceno será o paraninfo do Câmpus IV (Catolé do Rocha).

No semestre letivo de 2024.1 a professora Gabriela Gonçalves Barbosa será a paraninfa das turmas do Câmpus V (João Pessoa), já o professor José Eduardo de Santana foi o escolhido para as turmas do Câmpus III (Guarabira). A professora e ex-aluna do curso de Letras, Josefa Adriana Gregório de Souza, será a paraninfa das turmas do Câmpus VI (Monteiro).

Texto: Severino Lopes
Fotos: Reprodução Rede UEPB