Consuni homologa relatório com resultado de Consulta Eleitoral para Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba

18 de junho de 2024

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, por unanimidade, em reunião ordinária realizada na tarde desta terça-feira (18), o relatório da Comissão Eleitoral contendo o resultado da consulta para os cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no quadriênio 2024-2028.

A reunião, 5ª ordinária do ano, foi realizada on-line com transmissão pelo Canal Rede UEPB no YouTube, foi presidida pela reitora Celia Regina Diniz, com a participação da vice-reitora Ivonildes Fonseca. A apresentação do relatório foi feita pelo presidente da Comissão, professor Adeilson Tavares, e que também foi composta pela professora Mary Dayane Souza (titular) e Sérgio Cabral (suplente).

O documento composto por 12 sessões contém todas as resoluções e decisões referentes ao pleito, a exemplo da Resolução que estabeleceu as normas complementares à realização de consulta online à comunidade acadêmica. O relatório aprovado retrata todo o cronograma do pleito eleitoral, como Composição da Comissão Eleitoral e Técnica, o Edital da Consulta e Calendário Eleitoral, Normas Complementares e Cronograma do Sistema Helios Voting, Inscrições das chapas realização das Eleições-Teste feitas antes da consulta que serviram como espécie de treinamento junto à comunidade universitária, credenciamento dos representantes das chapas concorrentes e observadores externos, finalizando com o debate eleitoral e o sorteio das ordens das chapas.

O relatório destacou ainda outros pontos como a parte destinada para os eleitores aptos a participar do pleito, o processo de inseminação das urnas, a realização da Consulta Eleitoral 2024, o resultado do pleito e as disposições finais. Ao término do relatório, o presidente Adeilson Tavares enfatizou que Comissão Eleitoral desenvolveu os seus trabalhos de forma ética, transparente e legal, sempre buscando o tratamento isonômico na relação com as chapas concorrentes, bem como dando ampla publicidade dos seus atos a todas as partes interessadas da Consulta Eleitoral 2024.

A consulta eleitoral foi realizada no último dia 13 de junho, on-line por meio do Sistema Helios Voting. A Chapa 1 “UEPB Forte e Inclusiva”, formada pelas professoras Celia Regina e Ivonildes Fonseca, venceu o pleito com 72,1% do total de votos, recebendo 499 votos dos docentes, 434 dos(as) técnicos(as) administrativos(as) e 2.266 dos discentes. A chapa 2 “Acolher um Novo Tempo”, formada pelo professor José Joelson Pimentel de Almeida e pela professora Jacqueline Echeverría Barrancos, obteve 2.184 votos, 26,86%, com 109 votos de docentes, 88 de técnicos(as) e 1.987 de estudantes, o que representou 26.8% do total dos votos.

A reitora Celia Regina agradeceu ao trabalho da Comissão Eleitoral e Técnica pelo zelo e transparência e por ter trabalhado durante todo o processo com muita ética. A vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca também agradeceu à Comissão pelo trabalho bem como, a toda a comunidade universitária e garantiu muita disposição para vencer os próximos desafios e renovar as esperanças de dias melhores em defesa de uma universidade pública e de qualidade.

A reitora Celia Regina Diniz, reeleita juntamente a professora Ivonildes Fonseca para conduzir os destinos da UEPB por mais quatro anos, fez um agradecimento especial à comunidade universitária. Ela ratificou que a votação expressiva obtida nas urnas só aumenta a sua responsabilidade e o compromisso de continuar trabalhando para a UEPB avançar no ensino, na pesquisa, extensão, cultura e inovação como universidade referendada.

O professor Adeilson Tavares também fez um agradecimento a todos os membros das Comissões Eleitoral e Técnica. Ele também fez uma avaliação da consulta eleitoral e destacou que o pleito transcorreu tranquilo e sem nenhum problema que viesse comprometer a sua realização.

Paraninfos semestre 2024.1
Na mesma reunião o Consuni também aprovou, por unanimidade, a relação de paraninfos das turmas para as Solenidades de Colação de Grau da UEPB referentes ao semestre 2024/1. A relatoria foi da conselheira Carolina Coeli Rodrigues Batista de Araújo. Em seu parecer, a professora Carolina Coeli ressaltou que a escolha dos paraninfos é decidida de forma democrática nos Centros, sendo referendada pelo Consuni.

Conforme a lista apresentada, votada e aprovada pelo Conselho Universitário, a professora Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino, será a paraninfa das turmas dos câmpus I (Campina Grande), II (Lagoa Seca) e VII (Araruna). A professora Aretuza Candeia de Melo foi escolhida como paraninfa das turmas do Câmpus VII (Patos). Ainda no Sertão, o professor Claudio Benedito Silva Furtado será o paraninfo da turma da Unidade Acadêmica de Energia Renováveis que funciona no Polo de Sousa, enquanto o professor Francisco Ademilton Vieira Damaceno será o paraninfo do Câmpus IV (Catolé do Rocha).

No semestre letivo de 2024.1 a professora Gabriela Gonçalves Barbosa será a paraninfa das turmas do Câmpus V (João Pessoa), já o professor José Eduardo de Santana foi o escolhido para as turmas do Câmpus III (Guarabira). A professora e ex-aluna do curso de Letras, Josefa Adriana Gregório de Souza, será a paraninfa das turmas do Câmpus VI (Monteiro).

Texto: Severino Lopes
Fotos: Reprodução Rede UEPB