Coordenação de Ensino Superior participa de curso para planejamento e desenvolvimento de projetos pedagógicos

30 de junho de 2023

A equipe da Coordenação de Ensino Superior (CES) da Pró-reitoria de Graduação da UEPB (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), participou entre os dias de 26 e 30 de junho, no Instituto Federal de Brasília (IFB), na capital federal, do curso de aperfeiçoamento tecnológico para o planejamento e desenvolvimento de projetos pedagógicos de cursos superiores de tecnologia articulados com cursos técnicos de nível médio. Esta iniciativa faz parte do Projeto Verticaliza, promovido pela Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), e o Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica de São Paulo (IFSP).

Estiveram inseridos nesta atividade o professor Altamir Souto e os pedagogos Alberto Lima e Bruno Oliveira, como também a gerente de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Estado de Educação da Paraíba (SEE), Rayssa Alencar. Durante toda a semana, 11 instituições de diversos estados brasileiros participaram da iniciativa.

O Projeto Verticaliza visa a colocar em prática preceitos legais constantes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/1996) e na Resolução CNE/CP nº 01/2021, que dizem respeito ao aproveitamento de estudos entre as etapas de formação nos níveis técnico e superior em tecnologia. A atividade oportunizada pelo MEC/SETEC/IFSP contribui para a aplicação eficaz dos dispostos legais e consequente promoção do ensino profissional e tecnológico em níveis médio e superior.

Como exercício desenvolvido durante a semana, a equipe da CES e Rayssa Alencar trabalharam com o curso superior de tecnologia em Energias Renováveis, ofertado pelo Câmpus IV da UEPB, em funcionamento na cidade de Sousa, e o curso técnico de nível médio em Sistemas de Energias Renováveis, ofertado pela SEE na mesma cidade.

Na Paraíba, a UEPB foi a única Instituição de Ensino Superior a aderir ao Verticaliza, numa iniciativa que demonstra o compromisso institucional para com o desenvolvimento do ensino de graduação também na modalidade tecnólogo, o compromisso com a formação dos cidadãos paraibanos e o interesse em trabalhar junto ao governo do estado na promoção de ofertas educacionais públicas, gratuitas, de qualidade e socialmente referenciadas.