Coordenação de Especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio participa de treinamento em Maceió
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD), vai oferecer o curso de Especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (GEPEM), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, Ministério da Educação e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A UEPB será a única Instituição do Estado a oferecer a Especialização por integrar o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Antes da abertura da primeira turma, a PROEAD abriu uma seleção para Coordenação do curso e a professora Kelina Bernardo foi a selecionada. Ela participou de um treinamento a nível nacional, em Maceió, para aplicar no curso. A aula inaugural para formação de coordenadores do curso em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio da qual a UEPB marcou presença, foi realizada na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O evento integrou as atividades do Observatório da RIEH e reuniu representantes de diversas instituições de ensino superior envolvidas na formação de gestores escolares.
Representando a UEPB, a professora Kelina Bernardo Silva recebeu as orientações necessárias para a aplicação do curso na Paraíba. A previsão é que a UEPB publique edital em setembro para o preenchimento de 413 vagas para a especialização, que será ofertada em cinco polos distribuídos pelo estado. As vagas são para os diretores e coordenadores das escolas públicas de Ensino Médio. As turmas devem começar em outubro.
Para a professora Kelina Bernardo Silva, o momento foi de grande importância. “Participar da aula inaugural do Observatório da RIEH e fazer parte deste curso de formação para gestores voltado ao aprimoramento da gestão das escolas públicas de ensino médio, foi uma experiência extremamente enriquecedora. Temos plena consciência do papel fundamental da educação na transformação social e acreditamos que, com esta especialização, damos um passo importante nesse caminho, especialmente por se tratar de uma iniciativa que fortalece a parceria entre instituições públicas”, destacou.
O pró-reitor de Ensino Médio, Técnico em Educação a Distância, professor Edivan Nunes, destacou a importância da nova Pós-graduação Lato Sensu. Ele lembrou que o curso a ser oferecido pela UEPB, por meio da PROEAD tem como objetivo qualificar os(as) gestores(as) de escolas de ensino médio a distância no Estado. “Vale salientar que a oferta desse curso é sem rede, ele é em nível nacional e será ofertado em 27 instituições espalhadas pelo país. Cada instituição em um estado. Aqui na Paraíba só quem vai ofertar esse curso somos nós, é a Universidade Estadual da Paraíba, e para isso a gente vai disponibilizar cinco polos de atuação do nosso sistema UAB”, confirmou.
O curso de Especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio faz parte de um esforço conjunto entre o Ministério da Educação (MEC), Capes e universidades públicas brasileiras, buscando promover melhorias efetivas no ensino médio público. O Projeto Pedagógico da Especialização foi aprovado recentemente pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) dentro da Política Nacional de Ensino Médio.
O curso será ofertado na plataforma virtual Moodle nos moldes da Universidade Aberta do Brasil (UAB), atendendo o padrão mínimo de configurações, estabelecido entre a SEB/MEC, Capes e a IPES líder que ancorará o curso e distribuir para, no mínimo, 27 Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) executoras, incidindo na totalidade das unidades federativas do Estado brasileiro. Parte das atividades ocorrerão de maneira presencial nos Polos UAB aos quais os cursistas estarão vinculados. O curso foi concebido para ser integrado em 12 meses com duração total de 360 horas.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação (Arquivo Pessoal)
Você precisa fazer login para comentar.