Coordenadoria de Relações Internacionais da UEPB promove oficina sobre o projeto Solidaris

9 de setembro de 2019

Como forma de preparar professores e estudantes para a grande conferência do Solidaris sobre inclusão, que acontecerá em março de 2020, a Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está realizando uma oficina com os integrantes do projeto na Instituição. A atividade, aberta nesta segunda-feira (9), no Auditório I da Central de Integração Acadêmica, e que se estende até a próxima quarta-feira (11), reúne professores, estudantes e pesquisadores que desenvolvem projetos voltados para a inclusão na UEPB e outras instituições parceiras.

A oficina está sendo ministrada pelas professoras Maria José Álvarez Orive, da Universidade de Sevilha, na Espanha, e Carolina Carvalho, da Universidade de Lisboa, em Portugal. A abertura da capacitação foi feita pelo coordenador de Relações Internacionais da UEPB, professor Cláudio Lucena; pelo assessor executivo da CoRI, Christiano Soares; e pelo professor Eduardo Onofre, coordenador do Núcleo de Educação Especial da UEPB. Durante a abertura, alguns professores e estudantes apresentaram projetos realizados na Paraíba, voltados ao campo da inclusão. Cerca de 30 pessoas estão participando do evento.

Durante três dias, os participantes vão trocar conhecimentos e saberes e compartilhar experiências, em forma de exposição e oficinas. Anfitrião do evento, professor Cláudio Lucena ressaltou que a CoRi foi a porta de entrada do Solidaris na UEPB. O projeto é vinculado ao Programa Erasmus+, financiado pela União Europeia, e envolve 11 universidades, instaladas na Europa e na América Latina. Cláudio salientou que a UEPB é parceira do Solidaris há dois anos e, nesse momento, está preocupada em capacitar professores para uma educação inclusiva. Na UEPB, o Solidaris é coordenado pela professora Cezilene Morais.

Embora a experiência dos professores da Instituição seja voltada mais para as pessoas com deficiência, o Solidaris é bem mais amplo e, segundo o coordenador de Relações Internacionais da UEPB, visa promover a inclusão de gênero, intercultural, inclusão de idiomas de pessoas em situações sociais diferentes, entre outros aspectos. “A ideia é aproveitar o que nós temos para preparar a grande reunião de 11 e 12 de março de 2020, quando virão representantes das 11 universidades envolvidas. É muito rica a nossa experiência nesse campo”, frisou Cláudio Lucena.

Integrante do projeto, professor Eduardo Onofre, do Departamento de Educação, explicou que o Solidaris foca na internacionalização da Universidade com o objetivo de construir ações sociais e pedagógicas na área da inclusão. Recentemente, o professor conheceu as ações inclusivas de universidades da Itália, Espanha, Portugal, Argentina e Chile e trouxe exemplo dessas experiências para a UEPB. “Para que a gente possa desenvolver uma educação inclusiva, é necessário ações inclusivas. Nessa capacitação, discutimos as experiências de ações realizadas na Europa que estão dando certo e as ações desenvolvidas pela UEPB”, explicou. A ideia, segundo ele, é criar um plano em conjunto para ser desenvolvido ao longo do ano, até a reunião de 2020.

Coordenadora do projeto em Sevilha, a professora Maria José Álvarez Orive, disse que ficou impressionada com a quantidade e diversidade das experiências desenvolvidas na UEPB, principalmente as ações no campo da Educação Básica e a educação inclusiva especial, que abrange pessoas com deficiência auditiva, visual, entre outras. Ela enfatizou a relevância das inúmeras ações desenvolvidas por universidades da Europa e América Latina nessa área e que serão compartilhadas no evento da Universidade no próximo ano.

A professora Carolina Carvalho, da Universidade de Lisboa, disse que o encontro será rico na troca de experiência e servirá para conhecer as dificuldades e os desafios dos projetos realizados pelas universidades vinculadas ao Solidaris na área da inclusão. “Vamos trabalhar em conjunto e compartilhar saberes e conhecimentos. Serão três dias de intenso trabalho e é preciso parabenizar a UEPB por realizar tantos projetos relevantes na perspectiva de inclusão”, destacou.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Givaldo Cavalcanti