Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas da UEPB traça primeiras ações para 2025
A Coordenadoria do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, nesta terça-feira (21), no Câmpus I, uma reunião para planejar as primeiras ações para 2025. As novas coordenadoras, as bibliotecárias Luciana Medeiros e Irenilda Medeiros, juntamente com uma equipe estratégica da gestão, reforçam que a meta principal da nova gestão é promover um ambiente colaborativo, no qual todos e todas servidores e servidoras do SIB possam contribuir com ideias, sugestões e inovações.
De acordo com a nova coordenadora, Luciana Medeiros, a participação e a interação de todos e todas que fazem o SIB/UEPB, a partir do planejamento das ações elaboradas durante a nova gestão, serão essenciais para a construção de um plano que atenda às necessidades e, principalmente, ofereça um serviço de qualidade aos nossos usuários. Luciana Medeiros explicou que uma das primeiras ações da Coordenadoria de Bibliotecas, do quadriênio 2025-2028, foi fazer um levantamento com toda a equipe presente nesse momento para entender as demandas, os fluxos de trabalho que foram deixados pela gestão anterior.
Ela adiantou que uma primeira atividade do ano a ser realizada em fevereiro, vai ser o encontro de bibliotecários(as) de forma presencial, no qual será traçado um planejamento anual com toda equipe de bibliotecários(as). Posteriormente, será realizada uma reunião com todos os auxiliares de forma remota. “Então, vai ser um encontro para que a gente debata todo esse planejamento anual de 2025” explicou.
É pretensão da nova coordenadoria, implementar novas rotinas de trabalho, novos aplicativos e sistemas de bibliotecas inovadores. Esse planejamento anual, segundo Luciana, visa também criar as estratégias e logísticas de participação da equipe em congressos, tanto o Congresso Universitário da UEPB, como demais eventos externos.
A nova Coordenadoria de Biblioteca pretende, ainda, estabelecer parcerias com as pró-reitorias, com a Coordenadoria de Comunicação (CODECOM), além de trazer uma gestão mais colaborativa com uma participação maior de todos os servidores da COBIB.
“No geral vamos procurar fazer uma gestão colaborativa com a comunicação mais aberta, mais transparente e continuar o trabalho que a gestão passada desenvolveu. A gente vai implementar essas ações também criando novas perspectivas de crescimento para o Sistema de Bibliotecas, para que elas cresçam e elas se desenvolvam de forma integrada” destacou.
Texto: Severino Lopes
Foto: Divulgação.
Você precisa fazer login para comentar.