Coral Cia. Da Voz : Museu de Arte Popular da Paraíba recebe “Aquarela Nordestina”, nesta sexta-feira (7)

4 de junho de 2024

Nesta sexta-feira (7), às 16h, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, recebe a apresentação “Aquarela Nordestina”, do Coral Cia. Da Voz, proveniente da cidade de Remígio (PB). O evento é aberto e acontece na parte inferior do MAPP.

De acordo com a professora Alécia Barros, cerca de 50 coralistas compõem a apresentação, que tem a premissa de enaltecer o cancioneiro nordestino. Para isso, o repertório traz seis músicas que desde sempre fazem parte do cotidiano das festas do Nordeste: “Paraíba, meu amor”, “O canto da ema”, “Feira de Mangaio”, “Anunciação”, “Sabiá” e “Qui nem jiló”.

Alécia acrescentou que o Coral vai aproveitar a ocasião para visitar as duas exposições em cartaz atualmente no Museu: “Carcaças, Tempo e Memória”, do artista Arnilson Montenegro, e “Pincéis e Paixão, a Arte das Mulheres no Maior São João do Mundo”, do Coletivo Mulheres da Arte Naif PB, com curadoria de Ilson Moraes. “É a primeira vez que nos apresentamos no MAPP. Já estivemos no local outras vezes, em aulas de campo e demos uma palinha, no ano passado. É um excelente lugar para se apresentar. Além de ser um dos principais equipamentos culturais da Paraíba, é aconchegante, amplo e acessível ao público em geral, contemplando, ainda, uma linda paisagem”, pontuou Alécia, que também é autora do projeto e coordenadora do Coral.

A regência do Coral Cia. Da Voz é do maestro Danilo Dantas e como auxiliares técnicos figuram a professora Marta Renata e a coralista e monitora do projeto, Maria Gabriela Cardoso. Informações adicionais podem ser adquiridas por meio do telefone (83) 3310-9738.

Mais sobre o Coral Cia. Da Voz
O Coral Cia. Da Voz surgiu em 2019, como a concretização de um sonho que agregasse os estudantes ao redor da música, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Estanislau Eloy (EMEF), situada em Remígio, mas a iniciativa também reúne ex-alunos e pessoas da comunidade. “Nosso desejo é levar a boa música a todos, destacando, igualmente, a importância da escola pública. Temos aulas de canto coral, teoria musical, aulas de violão e outros instrumentos, e fomos reconhecidos por Lei, como Patrimônio Cultural e Imaterial do município de Remígio”, informou a coordenadora.

Além disso, o Coral Cia. Da Voz não se restringe ao amor pela música, garante Alécia. “Também trabalhamos valores, emoções e sentimentos na formação dos integrantes do projeto. Disciplina, concentração, união e solidariedade são os nossos pilares. O repertório é bastante eclético, porém sempre visando músicas de qualidade, focadas em eixos temáticos. Para deixá-lo pronto, realizamos pesquisas, aulas de campo e outras atividades. Hoje, dispomos de uma ampla parceria e intensa participação da família dos coralistas, o que muito engrandece a nossa proposta”, disse.

Entre os prêmios conquistados pelo Coral, estão o 3⁰ lugar como o Melhor Projeto Inovador do Estado da Paraíba (2021 – Prêmio Inova Professor), 1⁰ lugar no Festival de Intérpretes e Canções do Instituto Federal da Paraíba (Festin/IFPB – 2021) e Melhor Projeto Exitoso do Município de Remígio (2021-2022). “Nos apresentamos em vários eventos. Podemos destacar, por exemplo, recentemente, nossa participação no Festival Paraibano de Coros, que ocorreu em João Pessoa”, concluiu a coordenadora.

Texto: Oziella Inocêncio