CoRI e PROGRAD anunciam adesão da Universidade Estadual ao Programa PEC-G do Ministério da Educação

31 de julho de 2024

A Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) e a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) informam à comunidade acadêmica sobre o retorno da adesão da Instituição ao Programa de Estudo para Estrangeiros (PEC-G) do Ministério da Educação (MEC).

Os(As) estudantes selecionados(as) têm direito a uma vaga gratuita para graduação integral, assistência médica, odontológica e farmacêutica pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e a receber seus documentos acadêmicos finais (diploma, ementas e histórico escolar) legalizados ou apostilados gratuitamente na embaixada ou consulado do Brasil onde se inscreveu para o PEC-G. Em determinadas situações, pode haver a concessão de bolsas do MEC, do MRE e de outros auxílios oferecidos pela IES.

As inscrições são gratuitas e ocorrem anualmente nas embaixadas e consulados do Brasil nos países participantes. Para mais informações sobre a oportunidade e a relação de vagas ofertadas pela UEPB, clique neste link.

Desenvolvido em 1965, o PEC-G tem como objetivo proporcionar a estudantes de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordos educacionais, culturais ou científico-tecnológicos, a oportunidade de cursar a graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Ao todo, o programa abrange 74 países, distribuídos em diferentes regiões do mundo. Na África, participam 29 países, incluindo Angola, Moçambique, Nigéria e Egito. Na América Latina e no Caribe, são 28 países, como Argentina, México, Cuba e Peru. Na Ásia, 9 países estão envolvidos, como Índia, China e Coreia do Sul. Na Europa, sete países participam, incluindo França, Turquia e Polônia.

Texto: Ana Araújo (Estagiária – CoRI)