CTIC informa sobre redução do espaço de armazenamento dos serviços Microsoft/OneDrive

17 de maio de 2024

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) informa à comunidade universitária sobre alteração nos serviços de armazenamento oferecidos pela Instituição por meio da plataforma Microsoft.

Anteriormente, cada usuário tinha à disposição 1000 GB (1 TB) de espaço de armazenamento no OneDrive. No entanto, a Microsoft revisou suas políticas de disponibilidade e, a partir de agora, o limite para cada usuário será reduzido para 100 GB.

A partir de fevereiro de 2024, os usuários de Office 365 A1 (assinatura gratuita) serão limitados a um máximo de 100 GB de armazenamento do OneDrive dentro dos locatários institucionais 100TB de armazenamento agrupado”, disse a empresa em comunicado.

Esta mudança segue uma tendência observada também em outras plataformas de tecnologia. O Google Workspace for Education, por exemplo, recentemente diminuiu a quantidade de armazenamento disponível para seus usuários, refletindo a necessidade de gerenciamento mais eficiente dos recursos de armazenamento, conforme informado neste link.

A CITC destaca que essa alteração pode impactar a forma como os usuários da UEPB utilizam os serviços de armazenamento para ensino, pesquisa e outras atividades acadêmicas. Por este motivo, é recomendado a revisão de arquivos para uma gestão cuidadosa do espaço disponível.