Curso de Arquivologia promove oficinas de processamento de documentos em papel afetados por inundações
Diante da recente comoção com as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, que além de perda de vidas e bens materiais resultou na destruição e danificação de documentos em papel, o bacharelado em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem implementado iniciativas com o objetivo de oferecer formação de pessoal habilitado para resgatar itens que são parte da memória e identidade cultural do povo gaúcho. Nessa perspectiva, foi realizada, nesta segunda-feira (20), no Laboratório de Conservação, Restauração e Encadernação (Lacre) do Câmpus V, a oficina “Processamento Emergencial de Documentos em Papel Afetados por Inundações”.
Ministrada pela professora Ismaelly Batista, a formação contou com a participação de discentes do curso de Arquivologia que já cursaram o Componente Curricular “Laboratório de Preservação e Conservação de Documentos”. A atividade buscou instrumentalizar o público participante para o processamento emergencial de documentos em suporte de papel (avulso e encadernados) por meio das ações de triagem, coleta, acondicionamento para transporte, separação, higienização aquosa, secagem e acondicionamento.
“A Oficina possui uma abordagem prática como diferencial, pois a retórica das normativas técnico-científicas sobre situação de emergência em acervos documentais e a escassez da experimentação em condições controladas que simulam a realidade põem em xeque o processamento técnico destinado aos documentos, deixando nossos profissionais em vertigem e isso pode ser determinante para o êxito ou fracasso na atuação, por exemplo, após uma inundação”, avalia Ismaelly.
De acordo com Ismaelly, infelizmente, em razão das mudanças climáticas e da precarização de investimentos para salvaguarda do patrimônio cultural, os cenários como inundações representam uma realidade que os profissionais de Arquivologia devem dominar de modo efetivo. Para tanto, além das oficinas, que serão oferecidas aos estudantes da UEPB de forma pontual, deverá ser produzido um conteúdo audiovisual que será divulgado, em breve, no canal Rede UEPB no YouTube, com orientações básicas para facilitar o restauro de documentos atingidos por sinistros.
Texto: Juliana Marques
Fotos: Rafael Melo (Divulgação)
Você precisa fazer login para comentar.