Curso de Engenharia Agronômica promove 1ª Exposição de Sementes e Mudas com foco na biodiversidade

15 de junho de 2023

Estudantes do 6º período do Curso de Engenharia Agronômica do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus IV, da de Catolé do Rocha, realiza na quarta-feira (21) a 1ª Exposição de Sementes e Mudas. A iniciativa tem a coordenação da professora Elaine Gonçalves Rech, docente que ministra as disciplinas de “Produção e Tecnologia de Sementes” e “Olericultura”.

O evento acontecerá no Auditório do Câmpus IV, das 7h às 17h e é aberto para todos os estudantes do CCHA, agricultores e a comunidade em geral, cujas inscrições são gratuitas. A 1ª Exposição de Sementes e Mudas tem como tema central “A importância das sementes para manutenção da biodiversidade e o papel fundamental dos guardiões de sementes na preservação desse valiosíssimo recurso genético”.

A programação contará com palestras, mesa redonda, exposição do acervo de sementes, exposição de mudas de diversas espécies produzidas pelos estudantes durante as aulas práticas do semestre letivo. Durante a exposição os participantes receberão gratuitamente mudas de espécies ornamentais, medicinais e frutíferas, além de sementes de diversas espécies, como incentivo ao cultivo e a preservação ambiental.

“Precisamos semear essa ideia de quão importante é valorizar nossos recursos genéticos, nossos bioinsumos, nossa biodiversidade, a produção agrícola respeitando a natureza, o meio ambiente, a saúde humana e ressaltar o papel fundamental das pessoas que tem a linda missão de atuarem como guardiões de nosso bem maior as sementes”, garante a organizadora do evento.

Estão à frente da atividade os estudantes Carlos Vinícius da Silva Sousa, Daniela Dourado Ramão de Souza, Fernanda dos Santos Gomes, Jaine Kezia Pereira Alves, Luan Cordeiro de Souza Barbosa, Maurício Antonio Feitoza do Nascimento, Mateus Basilio de Oliveira e Matheus Philipe Paixão de Lira.

Texto: Severino Lopes