Curso de Extensão sobre relações étnico-raciais e educação escolar quilombola abre seleção com 7.500 vagas
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) junta-se mais uma vez com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC) para a oferta de um novo curso de extensão na modalidade a distância voltado para a formação de docentes e gestores(as) para as relações étnico-raciais e a educação escolar quilombola.
O objetivo do curso conforme seu projeto pedagógico é “contribuir para a formação de professores(as) e gestores(as) que possam atuar em consonância com os princípios da ERER e da EEQ, na gestão de processos educativos que acontecem nos espaços escolares e não escolares; desenvolver perspectivas de conhecimentos, saberes, fazeres e práticas didáticas e pedagógicas fundadas na valorização das tradições, culturas e línguas ancestrais conectadas à presença negra e quilombola no mundo, levando em consideração diferentes marcadores sociais da diferença; estimular as (con)vivências e compartilhamentos das distintas formas de ser, estar, viver, saber e fazer negrorreferenciados e quilombolas, baseadas em suas perspectivas cosmológicas ancestrais e fortalecer a implementação o Artigo 26A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que prevê a obrigatoriedade do ensino das histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas em todos os níveis da educação básica no Brasil”.
O curso terá duração de três meses com carga horária total de 120 horas abordando questões como o Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro, Culturas e Territorialidades, Educação Antirracista na Prática e Gestão Democrática para a Diversidade. As atividades serão realizadas de forma síncrona e assíncrona utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O curso que foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), está oferecendo nesta primeira turma 7.500 vagas para gestores(as) e docentes da Educação Básica das redes pública municipal e estadual do Estado da Paraíba.
Os(As) interessados(as) em participar do curso, que tem previsão de início em março de 2025, devem acessar o edital, confirmar seu interesse através do SUAP Eventos e enviar a documentação solicitada para o endereço eletrônico etnicoracial@evento.uepb.edu.br até o dia 13 de dezembro. A homologação das inscrições será realizada entre os dias 27 de janeiro a 10 de fevereiro. Confira o edital completo neste LINK.
Texto: Carolina Cavalcanti
Você precisa fazer login para comentar.