Cursos de Direito recebem Selo de Qualidade ofertado pela OAB e estão entre os melhores do país

20 de junho de 2024

Um novo reconhecimento ao trabalho sério realizado na formação dos futuros advogados e advogadas. Os cursos de Direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizados no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Câmpus I, em Campina Grande; e no Centro de Humanidades, Câmpus III, em Guarabira, receberam o Selo de Qualidade OAB Recomenda, ofertado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ficando entre as 198 melhores Cursos de Direito, sendo analisados mais de 900 cursos existentes no país.

A solenidade de entrega do Selo foi realizada nesta quarta-feira (19), no Clube de Engenharia de Brasília (DF). O Selo é um certificado de qualidade de ensino dos cursos de Direito e tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento do ensino jurídico no Brasil, expressando o reconhecimento das Instituições de Educação Superior que apresentam elevado padrão de qualidade.

O diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), professor Ricardo dos Santos Bezerra, comemorou a conquista e enfatizou que a premiação é mais um reconhecimento ao trabalho realizado no curso de Direito da Instituição, o que aumenta a responsabilidade e o compromisso em formar profissionais qualificados. Ele ressaltou que o Selo de Qualidade da OAB reflete os resultados obtidos, que confirma a qualidade do quadro de professores(as), o potencial dos(as) discentes e o esforço da Direção em dotar o CCJ de condições que assegurem a formação qualificada dos futuros advogados.

O Selo, conforme destacou o professor, visa fortalecer a advocacia brasileira a partir do ensino jurídico de qualidade. “Devo ressaltar que esse é o resultado de um esforço conjunto do nosso corpo docente, discente, técnicos(as) administrativos(as) e da Administração Central da UEPB. Mais uma vez a UEPB e o CCJ estão de parabéns”, comemorou o professor Ricardo dos Santos.

A diretora do Centro de Humanidades, professora Maria de Fátima de Souza Aquino, também comemorou a conquista, inédita para o Câmpus até então. Para a professora, a entrega do Selo representa um reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado com muita seriedade e compromisso pelos professores e técnicos(as) do Centro, do Departamento e da Coordenadoria do curso, em prol de uma formação de qualidade.

“Foi muito importante receber esse Selo. Acredito que seja um reconhecimento por todo o trabalho que vem sendo feito no Centro, no Departamento e na Coordenação do curso. Ele reflete o empenho dos(as) docentes com o ensino, com a pesquisa e com a extensão, e os esforços e comprometimento dos e das estudantes”, comemorou.

A coordenadora do Curso de Direito do CH, professora Luciana Maria Lopes de Souto de Oliveira, também celebrou a conquista. “Atestamos a importância do mencionado reconhecimento por reforçar a credibilidade do nosso curso, tendo como resultado o compromisso que temos tido ao longo dos anos em preparar o corpo discente para enfrentar o mercado de trabalho na área jurídica. Esta é uma vitória dos(as) professores(as), servidores(as) e discentes, por estarem, indubitavelmente, entre um dos melhores Cursos de Direito do nosso país, atestado por uma das instituições que mais entende de estudos na área jurídica, a Ordem dos Advogados do Brasil”, disse a professora Luciana Souto de Oliveira.

Instituído em 2001, o Selo de Qualidade OAB Recomenda é concedido a cada três anos às Instituições de Ensino Superior brasileiras que se destacam na formação de bacharéis em Direito, combinando critérios como o desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o índice de aprovação no Exame da Ordem. Em sua sexta edição, dos 1.212 cursos que atenderam às exigências para participar da pesquisa, somente 161 instituições foram premiadas com o Selo de Qualidade.

O ofício de confirmação dos cursos de Direito da UEPB que receberam o Selo pode ser acessado neste link.

Texto: Severino Lopes