Departamento de Educação promove curso de extensão sobre Direitos Humanos e o ECA no currículo escolar

23 de agosto de 2022

Será realizado nesta quinta-feira (25), a partir das 18h, a abertura da 4ª turma do curso de extensão “Educação e Cidadania: os Direitos Humanos e o ECA no currículo escolar”. A iniciativa é do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O curso tem carga horária de 40 horas e buscará aprofundar o debate sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

O curso é coordenado pela professora Lenilda Cordeiro de Macêdo, do Departamento de Educação, que ministrará as aulas. Estas acontecerão de forma remota, através deste link, quinzenalmente, às quintas-feiras, das 18h às 20h. Durante as atividades, os participantes poderão aprofundar seus conhecimentos sobre a responsabilidade da sociedade no que se refere à proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Também será possível possibilitar que docentes e estudantes possam refletir sobre a formação cidadã, através de debates atinentes aos direitos humanos, direitos e deveres das crianças e adolescentes, dentre outros.

A palestra de abertura do curso será “Avanços e desafios na promoção, proteção e defesa da criança e do adolescente, ao longo dos 32 anos do ECA”, proferida por Alley Borges Escorel, promotor de Justiça de João Pessoa. Participarão do curso professores e estudantes de vários Estados do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Piauí e de cerca de 40 municípios paraibanos. Se inscreveram discentes de licenciaturas da UEPB, UFCG, Rebouças, UNIESP, Estácio de Sá e UNINTA.