Departamento de Letras do Centro de Humanidades realiza eventos sobre linguagens

29 de maio de 2024

“A língua(gem) da criança em territórios férteis e plurais” é o tema dos eventos da 1ª Jornada Nacional em Aquisição da Linguagem e Interfaces (JORNALI) e do 6º Encontro Nacional sobre a Linguagem da Criança (ENLC), que acontecem de 24 a 26 de setembro. Ambos os eventos são realização de professores do Departamento de Letras do Centro de Humanidades (CH), Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira.

Os eventos são realizados em parceria com o Câmpus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de Araraquara. As inscrições estão abertas até 30 de junho.

A JORNALI foi criada pelo professor Paulo Ávila, líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares: Linguagem, Interação e Multimodalidade (Geilim). Já o ENLC foi criado pela professora Alessandra Del Ré, da UNESP, líder do Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem (NALíngua). Ambos os eventos contam com o apoio do Laboratório de Aquisição da Fala e da Escrita (LAFE) da UFPB, criado há 22 anos e liderado pelas professoras Marianne Cavalcante e Evangelina Faria.

Na programação dos dois eventos, os participantes contarão com diferentes atividades. A mesa-redonda de abertura será híbrida, os minicursos e as exposições itinerantes serão presenciais. Todas as comunicações orais acontecerão de forma remota, pelo Google Meet. Já a exposição de pôsteres, a sessão de debates temáticos em Aquisição da Linguagem, a visita guiada ao Bosque da UEPB com projetos de leitura e conscientização ambiental e a feira de artesanatos serão presenciais.

Serão sete eixos temáticos, para os quais os participantes podem se inscrever e enviar suas propostas de comunicação oral: 1 – Aquisição de Língua Materna; 2 – Aquisição de Línguas Estrangeiras e Adicionais; 3 – Aquisição e Ensino-Aprendizagem; 4 – Aquisição, Distúrbios e Singularidades da Linguagem; 5 – Aquisição da Linguagem e Estudos Surdos; 6 – Aquisição da Linguagem e Multimodalidade/Multissemioses; 7 – Aquisição da Linguagem e Interfaces. Os textos completos das comunicações orais serão publicados.

As pessoas interessadas podem obter mais informações acessando o site dos eventos ou o perfil no Instagram.