Departamento de Letras e Humanidades promove 1º Seminário de Estudos da Gramática nos Textos

27 de maio de 2024

O Departamento de Letras e Humanidades (DLH) e a Coordenação do curso de Letras, do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), Câmpus IV da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), promovem no dia 4 de junho, o 1º Seminário de Estudos da Gramática nos Textos (1º SEGT). O evento, sob o apoio da Direção de Centro do Câmpus, conta com a parceria organizacional de estudantes e de professores, além de convidados.

Os objetivos, conforme explicou a professora Clara Regina, responsável pelo evento, são promover o diálogo com diversas perspectivas de estudos gramaticais e desenvolver o conhecimento sobre as relações entrecruzadas entre gramática, texto e discurso. A partir dessa visão, serão desenvolvidos minicursos e grupos de trabalho.

Os participantes que queiram apresentar trabalho precisam fazer a submissão de resumos até o dia 29 de maio, para o e-mail do evento: gramaticanostextos@gmail.com. O envio das cartas de aceite/recusa acontecerá até 31 do mesmo mês. As inscrições estão sendo realizadas pelo formulário.

Este seminário é destinado a pesquisadores, professores e estudantes que queiram apresentar e discutir conhecimento, pesquisas em andamento, trabalhos concluídos ou temas específicos acerca da gramática dos textos. Uma prévia do evento aconteceu neste mês de maio, com os minicursos: “Como produzir artigo científico de Análise Linguística?” e “Como produzir artigo científico sob a Linguística Sistêmico-Funcional?”, ambos ministrados pela professora Clara Regina.

A programação do evento acontece principalmente no auditório do Câmpus IV. Serão realizados mais dois minicursos, sendo eles: “(Re)construção de atividades pelo professor a partir do Funcionalismo Linguístico”, a ser ministrado pela professora Aline Danielly Leal, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB); “Gramática x Análise Linguística: reflexões teóricas e metodológicas sobre o ensino de língua portuguesa”, que terá como ministrante a professora Eianny Cecília de A. P. e Almeida, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN); e “A gramática no texto: um percurso de Análise Linguística”, que terá como coordenadora a professora Clara Regina.

Haverá ainda três Grupos de trabalho: “A gramática no texto: um percurso de Análise Linguística” e “ Análise Linguística: um percurso pela Linguística Sistêmico-Funcional”, ambos coordenados pela professora Clara Regina; “Estudos da linguagem: um diálogo com metodologias de análise da gramática no texto, que terá como coordenadores a professora Eianny Cecília de A. P. e Almeida (UERN) e o professor Jeferson Silva da Cruz (UEPB).

Texto: Severino Lopes