Departamento de Psicologia celebra dia da profissão com realização de palestras e mesas redondas

29 de agosto de 2022

Até quarta-feira (31), o Departamento de Psicologia e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde (PPGPS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promovem práticas e discussões em comemoração ao Dia do Psicólogo. As atividades acontecem no Auditório e no Hall do Departamento, Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, sempre às 9h. Nesta segunda-feira (29), a UEPB deu início às aulas do semestre 2022.2 e o evento também serviu para integrar os novos estudantes às ações do curso.

Diante de uma sala cheia, na manhã desta segunda (29), o professor José Pereira e a aluna extensionista Aylla Costa, coordenaram uma atividade de socialização das ações de extensão do Departamento de Psicologia. Na terça-feira (30), a atividade intitulada Intervenção Artepsi será coordenada pelas professoras Raisa Mariz e Rachel Brasileiro e versará sobre a artepsicoterapia.

Na quarta-feira (31), a mesa-redonda “A psicologia no cenário atual brasileiro: a necessidade de uma formação crítica”, terá como convidados os professores Jáder Ferreira Leite e Pedro de Oliveira Filho, ambos egressos do curso de graduação em Psicologia. Jáder Ferreira cursou doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e hoje é professor naquela instituição. Pedro de Oliveira fez doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e é professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O dia nacional dos psicólogos é celebrado no dia 27 de agosto. Em 2022, a data também marca o aniversário de 60 anos de regulamentação da Psicologia como ciência e profissão no Brasil. A Psicologia chegou ao país no início do século XX. No entanto, foi regulamentada como profissão a partir da publicação da Lei nº 4.119, em 27 de agosto de 1962. Em 1971, por meio da Lei nº 5.766, foram criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia. A atuação profissional se dá em clínicas, políticas públicas de saúde, assistência social, no sistema de justiça, na segurança pública, no trânsito, nos esportes e em todos os contextos de cuidado à saúde mental.

Texto: Juliana Rosas